logo RCN

Exame toxicológico obrigatório

  • - Teste deve ser feito a cada 2,6 anos

PRORROGAÇÃO Cobrança para motoristas das categorias C, D e E iniciará em dezembro

O prazo para obrigatoriedade do exame toxicológico para motoristas foi prorrogado de julho para dezembro deste ano. A informação é do diretor de Ensino da Autoescola Nova Milano, de Seara, Marcelo Marasca.

Conforme Marasca, “o teste é exigido para as categorias C, D e E, independentemente se o condutor exerce a atividade remunerada ou não”. O procedimento deve ser feito a cada dois anos e seis meses. O período começa a contar a partir da obtenção ou renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ele explica que houve alterações na legislação. Com a mudança, o condutor que tiver a carteira E, por exemplo, e estiver dirigindo um veículo de passeio, será autuado da mesma forma se não estiver com o exame em dia. Só estão liberados do teste motoristas que tem exclusivamente categoria A ou B.

O diretor de Ensino da Autoescola esclarece que na nova lei se o cidadão habilitado nas categorias citadas estiver com o exame vencido e passar por uma abordagem de fiscalização dirigindo carro ou moto ele será enquadrado para sofrer um processo de infração. A multa para esse tipo de infração é classificada como gravíssima, perdendo sete pontos na carteira e multa cinco vezes o valor da infração. “Ficaria na casa de R$ 1,4 mil, com suspensão dos direitos de dirigir por 90 dias”. Neste caso, o motorista terá que fazer a reciclagem e a prova de legislação para reaver a CNH.

O exame toxicológico pode ser feito em qualquer laboratório credenciado. “Aqui na cidade todos estão habilitados”. O custo do teste é de responsabilidade de cada condutor. Atualmente, em Seara o teste custa em torno de R$ 150.


Objetivos

A implementação da obrigatoriedade do exame toxicológico tem por finalidade inibir a ingestão de drogas que comprometam a capacidade de concentração e direção dos motoristas, reduzindo, desta forma, a chance de acidentes nas estradas.

Estruturas serão revitalizadas Anterior

Estruturas serão revitalizadas

Quatro meses sem vigilantes Próximo

Quatro meses sem vigilantes

Deixe seu comentário

Geral