logo RCN

ITÁ - Indignação com a Casan

  • - Reunião entre autoridades locais e representantes da Casan

POLÊMICA Moradores reclamam do aumento desproporcional no valor das faturas de água.

A semana foi de tensão entre moradores de Itá e Casan. Consumidores de boa parte da cidade começaram a receber as faturas com o acréscimo do sistema de tratamento de esgoto.
Em resumo, quem pagava um determinado valor pelo consumo da água passou a pagar um montante igual como taxa de esgoto. A fatura dobrou de valor. Mas esta é só parte da reclamação. Diversos consumidores relataram que o valor cobrado pelo consumo de outubro aumentou de forma desproporcional em relação ao mês anterior. Num grupo de WhatsApp criado pelos moradores há relatos de cobranças até cinco vezes maior que a média mensal.

Diante da repercussão, uma reunião foi realizada na última quinta-feira na prefeitura de Itá. Participaram representantes do Poder Público, da Promotoria e da Casan. A Companhia alegou que a cobrança da taxa de esgoto está prevista em lei e que o valor não pode ser reduzido. Uma das justificativas é que o investimento aconteceu em função de uma ação proposta pelo Ministério Público. Com relação aos valores que surpreenderam os consumidores, a Casan argumenta que o fato pode ter sido provocado por vazamentos. De qualquer forma, a orientação é para que os consumidores que se sentirem prejudicados façam a notificação no site da empresa.

Conforme a Casan, aproximadamente 600 imóveis nos bairros São João e Floresta e parte dos bairros Centro, Natureza e Vila Gerasul já contam com sistema de tratamento de esgoto desde junho.


Contrariedade

Muitos consumidores não ficaram satisfeitos com o resultado da reunião. Uma moradora que preferiu não se identificar afirmou que o encontro serviu para defender a Casan e não os itaenses. Alguns moradores devem procurar o Procon para tentar resolver o problema. “A reclamação já nem é mais pela taxa de esgoto, por mais que pelo que sabemos as obras sequer foram concluídas, mas pela cobrança de alguns valores que são bem superiores. E estranhamente isso aconteceu com diversas pessoas ao mesmo tempo”, destacou a consumidora.

Feira inicia na sexta-feira, às 18h Anterior

Feira inicia na sexta-feira, às 18h

Projeto prevê tratamento do esgoto Próximo

Projeto prevê tratamento do esgoto

Deixe seu comentário

Geral