logo RCN

Nova estação inicia hoje

  • - Estação das flores deve ser mais quente que o normal

Época das flores será marcada por altas temperaturas e chuvas acima da média

A estação onde as flores desabrocham iniciou neste sábado, às 3h50, e encerra no dia 22 de dezembro. A expectativa é de que esta Primavera seja mais quente que o normal.
Isso pode ocasionar temporais e outros eventos climáticos extremos. O Fenômeno El Niño continuará com forte intensidade até o Verão. As chuvas deverão ser mais frequentes e acima da média.

Conforme a meteorologista da Epagri/Ciram, Gilsânia Cruz, “o Inverno em todo o Estado foi marcado por temperaturas mais elevadas que o normal. Foram poucas massas de ar frio e ainda com curta duração, alternando com períodos mais quentes. Foi uma projeção feita com antecedência e esperada para a estação, que acabou se confirmando”.

As chuvas na região Oeste ficaram dentro da normalidade para a estação. “Esta última semana de Inverno foi mais quente e com clima mais abafado que o normal. A perspectiva de chuvas para o Sul do Brasil, principalmente nos meses de outubro e novembro, é bem alta e, ao mesmo tempo, pode ser ruim. Vejam o que ocorreu no Rio Grande do Sul, por exemplo”.
Ao analisar o El Niño, Gilsânia explica que “o que temos é um fenômeno de intensidade forte, que vai influenciar a Primavera e o Verão. No próximo Outono, o fenômeno poderá se desconfigurar. Mas nós vamos ver mais para frente como ficará esta situação”.


Orientação

A meteorologista da Epagri/Ciram, Gilsânia Cruz, diz que, com o aquecimento dos oceanos e analisando a época em que estamos, a incidência de intempéries tende a aumentar. Neste ano, com o El Niño, esta condição está intensificada. A orientação é para que a população preste atenção aos avisos meteorológicos para não ser pega de surpresa. “Nós sempre avisamos com antecedência sobre estas situações, finaliza Gilsânia.

Bancada opinará sobre obras Anterior

Bancada opinará sobre obras

Mês de prevenção a casos de suicídio Próximo

Mês de prevenção a casos de suicídio

Deixe seu comentário

Geral