Obra está 25% concluída

-
- Máquinas atuam em várias frentes
Execução dos trabalhos está dentro do planejamento.
Um ano de obras e 25% dos trabalhos realizados. Este é o resumo até aqui da revitalização da SC-283, trecho entre Seara e Arvoredo.
Mesmo com alguns entraves e demora na liberação de licenças, as obras iniciaram em agosto de 2024. Após 12 meses, seguem os trabalhos de terraplanagem, alargamento, drenagem, construção e tubulações e colocação da base.
Nesta semana a reportagem do Folhasete percorreu o trecho mais uma vez e conversou com a gestão do Consórcio Compasa/Ellenco. A empresa garantiu que a obra segue em pleno andamento. Foram descartados os rumores de possíveis paralisações. Também foi confirmado para a reportagem que os pagamentos por parte do Governo do Estado estão em dia.
Atualmente, o Compasa/Ellenco dispõe para esta obra cerca de 100 funcionários, entre trabalhadores diretos e terceirizados, além de 57 máquinas executando os trabalhos em diversas frentes. A gestão do consórcio também confirmou o início da instalação da pedreira às margens da rodovia no trecho pertencente ao município de Arvoredo. O processo, que deve demorar cerca de 60 dias, ainda depende de liberação para operação. Já a colocação da nova capa asfáltica ainda não tem previsão de iniciar. A intenção é de que na pedreira seja instalada a usina de asfalto, diminuindo os custos e agilizando os trabalhos na fase final.
Com 27 quilômetros de extensão e um investimento de cerca de R$ 136 milhões por parte do Governo do Estado, através do Programa Estrada Boa, a previsão de conclusão deste trecho da SC-283 é de dois anos, podendo se estender por mais um ano. O projeto visa aumentar a segurança no trânsito e o desenvolvimento econômico regional, com ênfase no transporte de proteína animal.
O consórcio Compasa/Ellenco ressaltou também que o projeto é ainda de 2014 e que necessita de ajustes e adequações, que estão sendo executados. Também pede a colaboração dos motoristas, especialmente para que tenham paciência e respeitem a sinalização, transitando com cuidado no trecho, principalmente em pontos com máquinas na pista.
Manutenção
Nos últimos dias, com muita chuva e trânsito intenso na rodovia, novos buracos surgiram em diversos pontos do trecho em obras. A semana mais uma vez foi de reclamações e protestos por motoristas que utilizam o trecho. Na última quinta-feira a Secretaria de Infraestrutura, Regional Oeste, iniciou a recuperação de diversos pontos que estão problemáticos. Os trechos mais danificados estão próximo ao acesso a Nova Teutônia e na região de linha São Luiz.
Deixe seu comentário