Período será marcado por altas temperaturas
-
- Temporais causaram prejuízos durante a Primavera
Fenômeno El Niño perde força e chuvas diminuem a partir de janeiro.
O Verão 2023/24 que iniciou às 00h27 desta sexta-feira, promete ser quente em todo o Estado. De acordo com a previsão climática divulgada pela Epagri/Ciram para o trimestre (dezembro, janeiro e fevereiro), a temperatura deve ficar acima da média climatológica.
Especialmente nos meses janeiro e fevereiro, massas de ar quente devem atuar com maior frequência e duração, com dias consecutivos de temperatura alta, inclusive no período noturno. Ao jornal Folhasete, o meteorologista Leandro Puchalski explica que a região Sul do país continuará sob a influência do El Niño, mas o pico mais forte aconteceu na Primavera. “A previsão é que a gente tenha um Verão em que as chuvas vão se comportar próximo da média. Serão aquelas pancadas e em alguns momentos com temporal”. Conforme a Epagri/Ciram, em dezembro a segunda quinzena é mais chuvosa em relação às duas primeiras semanas.
Com relação à Primavera, o meteorologista Leandro Puchalski comenta que a estação foi extremamente chuvosa, com volumes de chuva acima do normal. “Em todo o Estado tivemos volumes bem elevados por causa da influência do El Niño. A gente também teve as temperaturas fugindo um pouco daquele padrão de meia-estação. Isso me chamou atenção, porque acontece geralmente em dias de céu mais aberto, de sol e tempo mais seco”.
Recomendações
A Defesa Civil de Santa Catarina recomenda que em dias de muito calor, a população mantenha os ambientes com temperaturas agradáveis, reduza as exposições diretas ao sol, evite exercícios físicos nos horários de pico de calor e hidrate-se regularmente.
Deixe seu comentário