logo RCN

Pesca está proibida até o fim de Janeiro

Iniciou no dia 1º de outubro a Piracema na Bacia do rio Uruguai, nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

É um período reprodutivo importante para diversas espécies de peixes, incluindo aquelas ameaçadas de extinção, como o dourado e a piracanjuva.
Neste ano, o Período do Defeso vai de 1º de outubro de 2016 a 31 de janeiro de 2017. Nestes meses fica proibida a pesca profissional e amadora, inclusive o pesque e solte com uso de varas e molinete, sendo liberada apenas a pesca de subsistência, com o limite de cincoquilos de pescado, utilizando apenas linha de mão. O subtenente da Polícia Ambiental de Chapecó, Adriano Marcos Pereira, destaca que é proibido neste período pescar com rede, tarrafa, carretilha, molinete e com embarcação motorizada. "Também é vedada a pesca a menos 1.500 metros acima e abaixo de barragens, casas de forças, correntezas e confluência de rios". Ressalta que fica permitida a pesca com linha e anzol, além de vara de pesca. "Mas apenas um apetrecho por pessoa. E só pode acontecer na barranca ou embarcação não motorizada".
O subtenente acrescenta que a fiscalização já está acontecendo em toda a região e com reforço. "Temos equipes fazendo fiscalização em locais e horários diferentes e sem pré-determinação. No início ainda estamos fazendo o trabalho de orientação". Lembra que no dia 15 de outubro em Águas de Chapecó foram apreendidos 700 metros de rede em área proibida na Usina Foz do Chapecó.
Atenção
As denúncias devem ser feitas através do telefone (49) 3321-0159. O atendimento é 24 horas. Outra orientação é para uso de coletes salva-vidas em caso de navegação.

Anterior

Deinfra dá início às obras

Próximo

Projeto ambiental é lançado

Deixe seu comentário

Geral