logo RCN

Pinturas em escola chamam a atenção

Um projeto que rendeu bons frutos. O repasse do conhecimento através da discussão e desenvolvimento do senso crítico não ficou restrito somente à teoria e entre as quatro paredes da sala de aula.

Foi transformado na prática em um belíssimo painel e apresentado à comunidade, que pode contemplar diariamente o resultado.
Os autores foram os estudantes do ensino médio da Escola de Educação Básica Seara, coordenados pela professora Ediandra Mascarello De Prá, da disciplina de Língua Portuguesa, com o aval e incentivo total da direção. De acordo com a diretora do educandário, Josemari Bianchi, o material recebido, que virou algo maior, é um projeto nacional que objetiva conscientizar a comunidade estudantil sobre espaços importantes das escolas, além de outros locais das cidades do país, com fachadas que costumeiramente são usados para depredação, e que podem ser aproveitados de forma positiva, consciente e responsável, tornando-os de informação, expressão e comunicação com as obras literárias.
Esta era a mensagem do projeto. "Fazia a reflexão de que o muro não tem serventia para ficar apenas contestando, pichando ou estragando, mas que pode ser uma fonte de informação e conhecimento". O resultado dessa experiência, além da conscientização da garotada envolvida no estudo, foi a pintura na entrada da instituição, destacando a frase que será pintada na semana que vem para concluir o trabalho: 'O muro como meio de conhecimento'. "Quando a professora Ediandra solicitou autorização para a intervenção, pedimos a ela que o trabalho fosse realizado no espaço externo, para que a comunidade também compartilhasse".
A temática, segundo a diretora do educandário, foi sendo discutida em sala de aula por longo tempo e então transferida para a fachada da EEB Seara pelas mãos dos estudantes como uma releitura de quadros famosos, a exemplo do Abaporu, de Tarcila do Amaral; e Monalisa, do conhecido Leonardo da Vinci. 

Anterior

Evento marca a chegada do Papai Noel

Próximo

Itá comemora 60 anos de emancipação

Deixe seu comentário

Geral