logo RCN

Primeiro semestre finalizado com êxito

  • - Pausa nas aulas começa na próxima segunda-feira

PLANEJAMENTO Professores terão uma semana intensa de capacitação. Já os estudantes retornam em 15 dias.

O recesso escolar nas redes de ensino municipal e estadual começam na segunda-feira, dia 17, e prosseguem até o dia 28. Os estudantes retornam efetivamente às salas de aula somente no dia 31 de julho, conforme informou a secretária da Educação de Seara, Fabiana Mariani.

Enquanto a garotada descansa, na primeira semana de pausa os professores e auxiliares do município terão uma semana de capacitações. A agenda intensa contempla na pauta produção textual, alfabetização, reunião interna nas escolas, formação na educação infantil e treinamento específico para auxiliares de ensino e educação especial. “As capacitações serão feitas por especialistas renomados em cada assunto”. Neste período as escolas passarão pela limpeza geral, a exemplo do que ocorreu nos anos anteriores.
As creches seguem atendendo normalmente, com exceção dos dias 20, 21, 24 e 25, por motivo de feriado.

A rede municipal de ensino Seara tem atualmente 10 escolas, com cerca de 1,8 mil estudantes, em torno de 220 professores e auxiliares, cerca de 40 serventes, além de 30 estagiários. Há também sete motoristas fazendo o transporte em 30 linhas e mais toda equipe gestora.

A secretária da Educação, Fabiana Mariani, pontua que tão relevante quanto a organização escolar para o segundo semestre é que essa pausa nos estudos dos alunos, desde a creche, seja de qualidade, para conexão com a família. “Isso é essencial para a formação das crianças. Nós não podemos parar o atendimento nas creches, mas seria extremamente importante que os pais segurassem os seus filhos em casa para que estreitem o contato, os laços afetivos com avós, tios, padrinhos”.

Fabiana alerta que a neurociência tem falado e comprovado os resultados positivos da convivência familiar, com tempo maior para brincadeiras, troca de experiência, conversas e a socialização saudável e divertida. “Geralmente as crianças têm mais contato com o ambiente institucional do que com a casa delas, com professores e auxiliares do que com a família. É preciso mudar essa referência. Da mesma forma para os alunos maiores. Para aprender mais, é preciso organizar o que sabemos. Precisa parar, refletir, silenciar. Essas crianças já crescem cheias de agendas, compromissos e tarefas. Depois, se tornam adultos estressados e doentes”.

A secretária sugere que “os pais se dediquem a incentivar e participar desta oportunidade com menos telas de televisão e celulares, substituindo por mais natureza e movimento, e menos quarto e mais convívio com a família”.


Avaliação

A secretária da Educação de Seara, Fabiana Mariani, avaliou positivamente o primeiro semestre escolar. “Foi tranquilo, de atividades internas, muito estudo, planejamento e trabalho efetivo de ensino-aprendizagem nas escolas, com recomposição, apoio pedagógico e desenvolvimento de projetos bastante consistentes. Na Secretaria houve ainda uma organização interna com questões burocráticas, mais estrutural, de legislação, porém tudo com ótimo aproveitamento. Encerramos o primeiro semestre muito bem. Nossa maior preocupação é com relação ao aumento significativo de alunos que estão chegando, o que nos exigirá um planejamento diferenciado para o próximo ano”.

Transporte público urbano em discussão Anterior

Transporte público urbano em discussão

Searaense é o maior montador do Brasil Próximo

Searaense é o maior montador do Brasil

Deixe seu comentário

Geral