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Transporte público urbano em discussão

  • - Engenheira Patrícia Teles apresentou o estudo

Retomada do serviço que beneficiava especialmente os bairros é cobrada.

A prefeitura de Seara realizou na noite da quarta-feira, 12, no Auditório Waldir Tochetto, junto à Câmara de Vereadores de Seara, a Audiência Pública para apresentação dos resultados do estudo de viabilidade técnica e econômico-financeira para concessão do transporte coletivo urbano no município. Durante o evento a empresa Otimiza Engenharia e Consultoria, de Chapecó, apresentou o resultado da análise da estrutura viária para Seara e as possibilidades para a retomada do transporte.

O trabalho que foi realizado em cinco meses apontou a possibilidade de o município ter até nove linhas de transporte na cidade, conforme a engenheira civil da empresa Otimiza, Patrícia Cordela Teles, que apresentou o estudo juntamente com o engenheiro de transporte Eduardo Festa. Pelo estudo, o aporte financeiro da prefeitura seria de R$ 110 mil por mês. A empresa vencedora da licitação colocaria cinco ônibus fazendo as nove linhas. A tarifa única ao usuário seria de R$ 4 com a necessidade de 710 passageiros por dia para que haja viabilidade na prestação do serviço. Patrícia explicou que o custo total para cada passageiro pagante transportado ficaria em R$ 10,34, mas com a contrapartida do município, a Tarifa Pública Única ficaria em R$ 4. Já para estudantes haveria ainda um desconto de 20%, ficando em R$ 3,20.

O estudo apontou ainda que mais de 80% das pessoas que foram entrevistadas fazem viagens no dia a dia, com origem e destino para o trabalho e para casa. Destes, 51% usariam o transporte coletivo urbano, se ele fosse ofertado. A pesquisa ouviu 68 pessoas. Conforme Patrícia, “ao realizar o estudo tivemos todas as análises das linhas da demanda da oferta e realizamos as análises econômicas para chegar ao valor de tarifa, o custo por passageiro transportado e também quanto seria o subsídio necessário para operar o sistema”.
Patrícia Cordela Teles salienta que, o estudo apontou que “quando o transporte funcionava, em 2019, mais de 90% dois usuários eram funcionários da JBS, mas nós também sugerimos linhas para atender a população como um todo. Penso que é algo muito relevante para o município”. Com o estudo em mãos, Seara pode obter o aval do Tribunal de Contas da União (TCU) para licitar o serviço.

O prefeito Kiko Canale destacou que “precisamos ver a viabilidade financeira. O município vai analisar todas as situações para atender o anseio da comunidade”. Lembrou que anteriormente os alunos utilizavam o transporte coletivo urbano e agora o município é que oferece o serviço. “O valor é alto. Precisamos de parceiros também para reduzir o custo. Agora vamos conversar com as empresas, que precisam colocar cinco ônibus. O investimento é grande”.

Ao final da apresentação do estudo, as pessoas presentes no evento puderam opinar e fazer os questionamentos. A searaense Luciana Barrionuevo destacou que “está na hora de retomar o serviço. A população não aguenta mais só estudo. É preciso fazer. Dinheiro tem. Muita gente inclusive só não estava aqui hoje porque não tinha ônibus”. Já o vereador Nelson Carpe da Silveira destacou que alguns ajustes precisam ser feitos. O promotor William Valer destacou que é um custo bem acentuado para o município assumir, mas que isso não quer dizer que não seja um serviço necessário. “Também não adianta lançar a licitação se não houver a viabilidade”, argumentou.


Linhas

LINHA 01 - Vila Esperança/Bela Vista/Industrial
LINHA 02 - São João/São Daniel/Industrial
LINHA 03 - Vila Esperança/Bela Vista/São João/São Daniel/Industrial
LINHA 04 - Garghetti/Padre Lídio/São João/São Daniel/Industrial
LINHA 05 - Garghetti/Padre Lídio/Industrial
LINHA 06 - São João/São Daniel/Padre Lídio/Garghetti/Industrial
LINHA 07 - Vila Esperança/Bela Vista/Padre Lídio/Garghetti/Industrial
LINHA 08 - Centro/Niterói/Nações/Industrial
LINHA 09 - Centro/Industrial

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