logo RCN

Seara lembra fundação da unidade

O Frigorífico Seara nasceu da iniciativa arrojada dos irmãos Paludo. Em 1956, a fundação do empreendimento no ramo de carnes de suínos in natura, foi uma aposta corajosa.

Havia expectativa de êxito, mas ninguém imaginava aquela empresa familiar tomaria a proporção que alcançou, com o reconhecimento mundial de uma marca que leva o nome de uma cidade interiorana, num cantinho do Oeste catarinense.
Um dos responsáveis por essa história, Artêmio Paludo, hoje reside na capital do Estado. Aos 84 anos, relata que "a idealização do Frigorífico significa muito para minha vida, porque participamos da fundação, implantação, do desenvolvimento durante 25 anos e também porque hoje, no mundo inteiro, está o nome Seara".
Paludo, que fundou a empresa ao lado dos irmãos Carlos Armando e Biágio Aurélio, acrescenta que, "além de levar o nome do município onde nasci e me criei, acredito que se não tivesse essa empresa, provavelmente nossa Seara não seria o que é hoje". Ele afirma que sente orgulho do resultado que a iniciativa trouxe e ainda trará. "Fico feliz em ter participado disso".
O fundador do empreendimento relembra com detalhes toda a trajetória. "Em 1957 começamos a construção e em 24 de junho de 1959 foi inaugurado o frigorífico. No primeiro dia abatemos 54 suínos". Mais tarde, segundo ele, iniciou o abate de frangos. "A empresa foi se desenvolvendo. Instalamos também em Cotia, interior de São Paulo, uma fábrica de defumados. Depois foi a vez da fábrica de ração e incubatório em Xanxerê na década de 70. E logo fizemos a primeira transação internacional".
Em 1980, os irmãos Paludos e desfizeram do negócio. "A gente está há muitos anos fora, mas não esquece, pois foi ali que começamos a vida. Para o município também foi uma grande coisa. Foi bom para nós e para todo mundo". Afirma que quando vê algo sobre Seara, ainda fica tocado. "Nesta semana ainda tenho os netos que moram na Suécia, estão estudando lá, e a minha nora, que trabalha numa empresa de lá, mandou uma foto de um mercado onde tem produtos Seara. A gente se emociona, porque não esperava que um dia os netos fossem ver a marca fora do Brasil e ela está no mundo todo".
Homenagem
Artêmio Paludo é o único dos fundadores do Frigorífico Seara ainda vivo. Em 16 de setembro de 2011 ele foi homenageado pela Câmara de Vereadores do município como Cidadão Honorário, juntamente com o ex-deputado Odacir Zonta. A solenidade foi realizada na antiga sede do Legislativo searaense. A iniciativa foi do vereador Ernesto Gomes (PP). No mesmo dia seu Artêmio aproveitou a passagem por Seara para visitar a planta que leva o nome da cidade aos mais diferentes países do mundo. Durante a visita pode rever fotos e momentos importantes da sua contribuição para o histórico da empresa.

Fundação do Frigorífico Seara completa 60 anos
O gerente geral da unidade local da JBS/Seara Alimentos, Alexandre Ferreira, avalia os 60 anos da empresa positivamente. "É um momento de muito reconhecimento, muito importante, pois a gente sabe das dificuldades que uma empresa no nosso país tem para chegar nessa idade".
Ferreira acrescenta que "em 60 anos, de alguma forma, quem passou e fez parte dessa história tem uma garra e uma capacidade diferenciada. Este é um momento que temos muito a comemorar, que mesmo diante de várias crises, de tantas gestões diferentes que passaram por Seara, a empresa e a unidade continuam e eu diria que a marca hoje está mais forte que nunca dentro". Atualmente a unidade de Seara é composta por 3,2 mil funcionários. Destes, aproximadamente 60% são do município e o restante vêm de 19 localidades vizinhas.
Com relação aos projetos em andamento, Alexandre Ferreira salienta que "falando da marca Seara dentro da JBS, está sendo lançado na mídia a linha Gourmet, que tem alguns produtos nobres e dois deles são exclusivos de produção da unidade searaense: a costelinha barbecue e o lombo ao molho barbecue". Relatou ainda que a planta de Seara tem para 2017 um projeto bastante audacioso no sentido de volume de produção. "A gente busca uma estabilidade maior que a deste ano. Junto com os 900 produtores que temos entre aves e suínos, existe um planejamento também de expansão, de forma que a gente consiga alcançar números que já vem sendo atingidos no final do ano".
Sobre o projeto de habitação, o gerente geral informou que "existem algumas linhas que estão caminhando em paralelo e a gente tem de imediato, inclusive na unidade, um showroom que respeita todos os moldes dos apartamentos que vão ser oferecidos aos povoadores". A inauguração estava prevista para ontem no loteamento Vila Feliz, em Seara. Em princípio, são 20 módulos que estão prontos. "A ideia é que esses colaboradores que adquiriram os imóveis já fossem morar em dezembro. Há mais 40 unidades a serem entregues até a metade do ano que vem e gostaríamos de em 2019 ter um projeto um pouco maior, com aproximadamente 340 moradias".
Alexandre Ferreira comentou que "entendemos que é muito importante o desenvolvimento do colaborador, considerando o lazer, saúde, infraestrutura, mas a educação de modo geral é fundamental para tudo isso. Então, a empresa vem com projetos muito grandes para 2017. Estamos hoje com mais de 90 colaboradores estudando durante o horário de trabalho, concluindo os estudos normais. E estamos fechando parceria com uma universidade para o ano que vem para que eles possam fazer um curso superior aqui dentro da empresa". Na produção, diz que "temos ainda um plano de adequação de algumas linhas na indústria, tanto em aves quanto em suínos, que vai trazer para nós uma competitividade maior e também investimentos para o município, dando a sustentabilidade que o negócio merece e a gente continuar sendo uma das principais plantas do grupo".
O gerente da JBS/Seara Alimentos avaliou que "para mim é motivo de muito orgulho, reconhecimento e realização. A cada dia que a gente inicia, buscamos alternativas para fazer deste negócio realmente a maior e melhor unidade do grupo e de que forma podemos contribuir para isso. Entendendo que, além das 3,2 mil famílias que temos aqui de forma direta, temos 900 famílias no campo de forma integrada e toda a economia do município e de outras cidades que dependem de algumas decisões e ações que tomamos".
Programação
Uma das atividades para comemorar os 60 anos da empresa será realizada hoje à noite a partir das 18h30 na ADC-S. Conforme o gerente, cerca de 130 colaboradores da unidade serão homenageados por tempo de serviço prestado na unidade. O evento é fechado aos convidados. Ontem a tarde houve uma programação especial em comemoração ao aniversário da unidade.

Anterior

Tenente Imbrosio assume comando

Próximo

Prefeituras reduzem atendimentos

Deixe seu comentário

Geral