logo RCN

Domingo de eleição em Xavantina

  • - Urnas serão distribuídas às seções no sábado à tarde

Apenas uma chapa foi registrada. Luciano Altenhofen (PL) e Acácio Molozzi (PT) concorrem a prefeito e vice. São 3.491 eleitores aptos a votar no pleito municipal de amanhã.

Os xavantinenses irão às urnas novamente neste domingo para eleger prefeito e vice que comandarão os rumos do município até 31 de dezembro de 2024, em substituição a Ari Parisotto (PL) e Ariel Malacarne (PT). Ari e Ariel foram cassados pela Justiça Eleitoral pela acusação de compra de votos no pleito de 2020.

A eleição suplementar terá chapa única da coligação Juntos por Xavantina, com o ex-presidente do Legislativo xavantinense, Luciano Altenhofen (PL), que é o prefeito interino, como cabeça de chapa e o vereador Acácio Molozzi (PT) como vice.

Conforme a chefe do Cartório Eleitoral de Seara, Claudia Andreatta, a votação estará aberta das 8h às 17h. O voto é obrigatório para os 3.491 eleitores do município. “Podem votar eleitores inscritos ou transferidos para o município até o dia 9 de dezembro de 2022”.

Claudia salienta que “só vota quem estiver em situação regular e o nome constar no caderno de votação”. As justificativas seguem o padrão normal das eleições anteriores através do Sistema E-título e Justifica (internet). Não haverá formulários de justificativas nas seções eleitorais.

A chapa encabeçada por Luciano Altenhofen foi registrada na urna com o número 22. Os eleitores poderão optar pelo número 22, branco ou nulo. “Votos brancos e nulos não são válidos para contagem, apenas justificam a participação do eleitor”. Como os votos brancos e nulos não são válidos, basta um voto no candidato para que ele esteja eleito.

Serão 60 mesários atuando nas 15 seções eleitorais disponíveis. A data de diplomação dos eleitos não foi definida.


Justiça

A eleição acontece antes do julgamento do recurso apresentado pela defesa de Ari Parisotto e Ariel Malacarne no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O parecer da procuradoria do TRE é pela manutenção da decisão de segunda instância. Já o Ministério Público orientou o prefeito interino Luciano Altenhofen a não manter o prefeito cassado Ari Parisotto como secretário. O chefe do Executivo acatou a recomendação do MP.

Luciano e Acácio são eleitos Anterior

Luciano e Acácio são eleitos

Eleição com chapa única Próximo

Eleição com chapa única

Deixe seu comentário

Geral