logo RCN

Kiko Canale projeta governo

Às vésperas de assumir como prefeito de Seara pela segunda vez, Kiko Canale recebeu a reportagem do Folhasete para falar sobre as expectativas e primeiras ações do mandato. Sobre a posse, declarou estar tranquilo.

Para o novo prefeito, que será empossado em ato marcado para às 10h de amanhã, no Auditório Waldir Tochetto, "será preciso muita cautela na tomada de decisões, acompanhando a conjuntura econômica e a política nacional e, ao mesmo tempo, as demandas e necessidades da comunidade". Entre as primeiras ações, destacou os encaminhamentos na área da educação visando o início do ano letivo em fevereiro. E defendeu que é a proximidade com o povo que irá auxiliar na tomada de decisões pela equipe de governo. Confira:

Início de gestão
"Temos a expectativa de um ano conturbado, pois é o primeiro ano de mandato de muitos prefeitos e muitos vão buscar seus recursos, pois ano que vem é ano de eleição e aí não existe a transferência de recursos", disse. Sobre ações pontuais, citou a organização do programa de coleta de lixo, onde é uma tendência nas prefeituras de que essa atividade "se pague". Além disso, falou dos impostos, afirmando que fará a correção conforme os índices inflacionários, sem aumentos reais. "Também queremos dar incentivos para a cidade. Quem pintar a residência ou melhorar a propriedade com aquisição de produtos e mão de obra em Seara, nós vamos isentar o IPTU".

Equipe
Com o primeiro escalão definido há cerca de duas semanas, o prefeito de Seara mantém o discurso de cautela na nomeação dos demais cargos de confiança. Na educação, justificou a nomeação de servidores efetivos nos cargos de diretor nas escolas. "É uma forma de valorizar o professor e, além disso, uma medida que nos gera economia de recursos". Kiko lamentou a atitude do atual governo de chamar os aprovados no concurso público no período final de mandato. Confirmou Ilaine Biondo para o Sine e Patrícia Fernanda Meneghini para o Procon.

Vice-prefeito
Sobre o papel de Flavio Ragagnin no governo, destacou que "tem nos acompanhado em visitas e a presença dele será especialmente nos setores da agricultura e do interior".

Continuidade de obras
Kiko Canale enfatizou que houve ingresso de recursos no caixa do município referente à repatriação, a uma causa ganha na Justiça e também dos valores que retornaram da Câmara de Vereadores. Sobre o andamento de obras com recursos assegurados, disse que "é muito simples falar que o recurso está em caixa. São valores do governo federal e do Badesc através de financiamentos que precisam ser pagos, além do aporte da contrapartida. Vamos dar sequência às obras. Não deixarei nenhuma obra parada. Acho que todas as administrações deveriam dar a continuidade ao que foi iniciado".

Garagem
Sobre a situação das máquinas e equipamentos, apontada como boa pela Comissão Especial da Câmara de Vereadores que fez a verificação, o prefeito entende que "visualmente é fácil. Vamos trabalhar com as máquinas e analisar. Queremos um mecânico de nossa confiança e também um parecer do operador. Espero que esteja tudo em boas condições". Lembrou que boa parte dos investimentos feitos em Seara foram realizados com recursos do governo do Estado através do Fundam.

Plano de governo
Sobre as promessas feitas em campanha, argumentou que o grupo gestor irá procurar seguir o que foi proposto para a sociedade. Porém, considerou que as atividades na administração pública não são engessadas. "Sabemos das expectativas, de tudo o que falamos, mas precisamos entender que uma prioridade hoje pode se alterar no decorrer do tempo, dependendo da comunidade, que será a nossa voz".

Conselho efetivo
O monitoramento da equipe de governo, bem como do desempenho do secretariado, foi muito falado durante a campanha e irá se concretizar com a nomeação de um conselho administrativo/político efetivo. "É um respeito aos partidos e ao que nós falamos. Todos os secretários já estão cientes, foram duas reuniões e vamos fazer uma terceira, para deixar claro que a dedicação é para a comunidade".

Proximidade com
a comunidade
Kiko Canale tem dito também que a intenção é permanecer menos tempo no gabinete e atuar mais na rua. "Após a eleição segui visitando famílias. Entendo que, além de planejar e elaborar projetos, temos que estar presente na comunidade".

Política
O prefeito eleito reconhece que ao deixar o governo em 2008 ficou marcado como bom gestor, mas que para muitos pecou por não fazer política durante o governo. "A política se faz todo dia. Vamos continuar administrando do jeito como sempre fizemos. Temos um perfil de controlar e gerir os recursos com cautela. Fiz isso em 2008 e foi importante, mas buscando sempre mais o relacionamento político e administrativo com a sociedade".

Mensagem
"São as pessoas que fazem as coisas acontecerem, que fazem com que se conduza uma família, uma empresa e um município. Tenho todo esse respeito com a comunidade, com o Legislativo e com o Judiciário. Vamos visitar a comunidade, as pessoas. E nos colocamos à disposição da comunidade".

Anterior

Ano começa com novos prefeitos

Próximo

Zolet avalia ano do Legislativo

Deixe seu comentário

Geral