logo RCN

O primeiro duelo entre Kiko e Sgarbossa

O primeiro debate entre os candidatos à prefeitura de Seara foi realizado na quarta-feira, 17, ao vivo na Rádio Belos Montes com a presença de Kiko Canale (Por uma Seara Melhor) e Ladi Sgarbossa (Seara de Cara Nova), que foram acompanhados pelas coordenações.

Diversos temas importantes foram levantados, como reforma administrativa, Orçamento Participativo, fila nos postos de saúde e ampliação do atendimento, medicamentos, agricultura, realocação de moradores de áreas de riscos, juventude, serviços aos produtores rurais, asfalto no interior e educação.
No primeiro e terceiro blocos, os candidatos responderam a questionamentos feitos pelo jornalismo da Rádio Belos Montes e jornal Folhasete e pelos presidentes da Acis, Gilson Michaelsen, e da Cresol/CrediSeara, Valdir Magri. O primeiro assunto foi saneamento básico. Sgarbossa destacou que a temática será discutida através das câmaras técnicas do DEL. Já Kiko lembrou que durante seu último mandato foram feitos 10 quilômetros de saneamento. Sobre mobilidade urbana, Kiko Canale enfatizou que novas ruas serão abertas e que o assunto será debatido com profissionais da área. Ladi Sgarbossa afirmou que já tem estudo sobre mobilidade urbana e que haverá planejamento para isso.
Respondendo a questionamentos da Acis sobre programas para indústria e comércio, Kiko explicou que "o DEL é muito importante. Temos a proposta de fazer o Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Sócioeconômico, que vai propor um conselho junto ao DEL para que se possa buscar o desenvolvimento do nosso município". Já Sgarbossa garantiu que "vamos trabalhar fortemente junto com essa equipe do DEL".
Quando perguntado por Valdir Magri sobre agricultura familiar, Sgarbossa declarou que "precisamos investir e ampliar ainda mais os incentivos com técnicos e máquinas. Queremos dar todo o suporte para eles". Kiko assegurou que "precisamos dar suporte e apoio técnico a todos os produtores que geram emprego e renda no nosso município".
No segundo e quarto blocos, os candidatos fizeram perguntas entre si. Ladi Sgarbossa questionou Kiko Canale sobre agricultura e as associações de máquina. Kiko se compromete em manter o programa e aumentar a quantidade de horas subsidiadas. Entre as perguntas feitas por Kiko, destaque para o tema saúde. "Já temos no nosso plano de governo o atendimento ao meio-dia nos postos de saúde", afirmou Sgarbossa.
Novo encontro
Os dois candidatos a prefeito de Seara terão mais um debate na Rádio Belos Montes. Será no dia 29 de setembro.

Veja o que os candidatos disseram sobre outros temas
Saúde: os postulante se comprometeram em ampliar o número de medicamentos disponíveis na farmácia básica. Kiko ressaltou que buscará a vinda de novos profissionais da saúde e citou como exemplo pediatra e ginecologista. Sgarbossa disse que será aberta uma segunda farmácia básica em um bairro da cidade.
Indústria e comércio: os candidatos afirmaram que vão buscar novas empresas para se instalar no município, além de dar apoio e suporte às existentes.
Social: foi abordada a realocação de moradores que estão em área de risco. Ambos assumiram o compromisso de trabalhar pelo bem estar e segurança das famílias que residem nesses espaços.
OP: Kiko e Sgarbossa se comprometeram em dar continuidade ao Orçamento Participativo e dar incentivo às comunidades.
Reforma: A reforma administrativa também foi tratada pelos postulantes ao Executivo. Os dois afirmaram que vão rever alguns cargos e diminuir a folha de pagamento da prefeitura.
Juventude: Além de eventos para os jovens, Ladi e Kiko disseram que vão buscar cursos técnicos e de capacitação. A busca por cursos universitários também foi uma das bandeiras levantadas pelos candidatos, assim como o pagamento de auxílio transporte.
Interior: Sgarbossa e Kiko declararam que vão buscar recursos para realizar pavimentações no interior. Trabalhos nas propriedades e nos acessos também foram mencionados pelos candidatos.
Educação: os postulantes se comprometeram em buscar mais capacitação aos professores e realizar reuniões com pais e professores para avaliar o setor.

Anterior

O Raio X do pleito na região

Próximo

Candidaturas definidas em toda a região

Deixe seu comentário

Geral