logo RCN

O Raio X do pleito na região

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SC) divulgou, juntamente com os registros de candidaturas dos postulantes aos cargos de prefeito, vice e vereador, dados estatísticos sobre o grau de instrução, ocupação, faixa etária, estado civil e raças.

Além disso, é possível saber a relação de candidato por vaga em cada uma das cidades, bem como a representatividade dos partidos.
O Folhasete separou os principais dados e apresenta a seguir as informações por município da Comarca Eleitoral de Seara.

SEARA
Em Seara são 38 candidatos (2) aos cargos de prefeito, vice-prefeito (2) e vereador (34). Os postulantes a prefeito e vice são todos homens. A faixa de idade dos candidatos a prefeito varia de 50 a 59 anos. Já para vereador, há 23 homens e 11 mulheres, sendo que o maior número de postulantes (21%) tem idades entre 50 e 54 anos. Há apenas um candidato com até 24 anos e um com idade entre 60 e 69 anos. Todos os candidatos de Seara se declaram de cor branca. Além disso, 76% são casados, 13% solteiros e 11% outros.
Os candidatos à majoritária têm ocupações definidas como empresário, gerente ou engenheiro. Já postulantes ao cargo de vereador têm ocupações variadas, sendo a maioria agricultores (18%). As atividades variam ainda como servidor público municipal, massagista, trabalhador rural, empresário, funileiro, motorista particular, aposentado, comerciante, jornalista, técnico de enfermagem, professor, trabalhador de fabricação e preparação de alimentos e bebidas, estudante, técnico em agronomia, agente administrativo, dona de casa, membro de ordem religiosa, auxiliar de escritório e empregado doméstico.
Dos candidatos a prefeito, um dos postulantes tem ensino superior completo e outro fundamental incompleto. Já os candidatos a vice-prefeito informaram ter concluído o ensino médio. Ainda sobre o grau de instrução, 42,11% dos candidatos a vereador declarou à Justiça Eleitoral ter concluído o ensino médio. Já 10,53% não completou o ensino fundamental. Há ainda 15,79% com o fundamental completo.
O TRE calculou ainda a média de candidatos por vaga para vereador, sendo 3,09 postulantes para cada uma das 11 vagas disponíveis na Câmara de Veredores. Sobre os partidos, o PSD é o que tem o maior número de postulantes, sendo ao todo oito. Aparecem em seguida PMDB, PP e PR, com cinco candidatos cada, seguidos por PDT, PT e PSB, com três; PCdoB e PTB, com dois; e DEM e PSDB com um candidato ao Legislativo.

ARVOREDO
O município de Arvoredo tem 29 candidatos na disputa para as eleições municipais de outubro, sendo dois para prefeito, dois para vice e 27 para vereador. As duas chapas majoritárias têm composição entre homens e mulheres. A faixa de idade dos candidatos a prefeito varia de 40 a 49 anos e dos vices, de 45 a 64 anos. A escolaridade dos candidatos a prefeito é superior completo e um dos candidatos a vice somente lê e escreve. A ocupação varia entre agentes políticos, servidor público e professor. Sobre cor/raça, 97% declararam ser branco e 3% pardos. Também entre todos os candidatos, 48% informaram serem casados, 31% solteiros, 10% divorciados e 10% outros.
Para o Legislativo, 58,62% dos concorrentes são homens e 27,59% são mulheres. Do total de candidatos, 24,10% têm idade entre 40 e 44 anos e apenas um tem menos de 25 anos. Sobre o grau de instrução, 41,38% têm ensino médio completo. Quanto à ocupação, 34,48% dos postulantes declararam ser agricultores. O cálculo da média de candidatos por vaga na disputa de cadeiras na Câmara de Vereadores tem 2,78 candidatos para cada uma das nove vagas.
Referente à representatividade partidária, do total dos candidatos, o PMDB tem 13 postulantes, seguido por PSDB com cinco; DEM com quatro nomes; PT com três; PSB com dois e ainda PP e PR com um candidato cada partido.

ITÁ
Itá é a cidade da 61ª Zona Eleitoral com maior número de candidatos, sendo seis na composição para chapa majoritária e 47 em chapa proporcional. Entre os candidatos a prefeito disputam dois homens e um mulher. O mesmo acontece na composição de vice. A faixa de idade entre os candidatos varia de 45 a 69 anos. Todos os candidatos a prefeito têm o ensino superior completo. Já os vices têm ou o ensino médio concluído ou ensino superior.  Do total dos candidatos, 77,35% declararam cor/raça como branca e 22,65% parda. Além disso, 60% são casados, 30% solteiros e 9% outros.
Ao cargo de vereador disputam 31 homens e 16 mulheres. Destes, 16,9% têm idades entre 45 e 49 anos. Há ainda 13,21% com idades entre 55 a 59 anos. Os mais jovens representam 1,89%, com idades entre 20 e 24 anos, mesmo percentual dos idosos na disputa. Entre os candidatos à Câmara, 35% tem ensino superior completo. Outros 16,98% têm ensino fundamental incompleto e o mesmo percentual aparece para os postulantes com fundamental completo. A maioria, representada por 20,75%,é de agricultores. Já 9,43% são aposentados e 15,09% declararam outras atividades.
O TRE calculou a média de candidatos por vaga para vereadores, sendo 5,22 candidatos para cada uma das nove vagas disponíveis no Legislativo. Quanto à representação partidária, o PSDB tem 14 candidatos à Câmara, seguido pelo PMDB, com 13, e o DEM, com sete. Já PT, PR e PP têm quatro candidatos cada. O PDT apresenta três nomes e o PSB e o PSD tem dois candidatos cada.

XAVANTINA
Em Xavantina disputarão o pleito de outubro 29 candidatos. São quatro nas chapas majoritárias e outros 25 para o cargo de vereador. Sobre os candidatos a prefeito e vice, todos são homens e têm idades entre 35 a 59 anos. Eles têm escolaridade de ensino fundamental ou médio completo. As ocupações variam entre empresário, agricultor e vereador.Sobre cor/raça, 97% declararam ser brancos e 3% pardos. Também entre todos os candidatos, 79% declararam ser casados, 14% solteiros e outros 7% outro.
A maioria dos postulantes ao cargo de vereador é de homens (58,62%). As mulheres representam 27,59% das candidaturas. A maioria tem idades entre 35 a 39 anos e há um candidato na faixa etária de 65 a 69 anos. A maioria, representada por 34,48%, tem o ensino fundamental completo e apenas um apresenta superior incompleto. Sobre a ocupação, 31,03% disseram ser agricultores. Há ainda 13,79% de donas de casa e o mesmo percentual já atua como vereador.
No cálculo das vagas no Legislativo, disputam 2,78 candidatos para cada uma das nove cadeiras.Quanto à representação partidária, o PT tem o maior número de candidatos, totalizando 11. Na sequência aparece o PP, com cinco; PMDB, com quatro; PSDB, com três; e PTB,PSD e PR com dois candidatos cada.

PAIAL
Os eleitores de Paial têm à disposição para escolha nas eleições municipais deste ano 32 candidatos, sendo quatro para prefeito e vice-prefeito e outros 28 para disputa nas vagas na Câmara de Vereadores. Na majoritária são três homens e uma mulher entre as duas coligações. As idades variam de 35 a 59 anos. Sobre a escolaridade, os candidatos têm ensino superior completo ou fundamental incompleto. As ocupações variam entre empresário, agricultor e um agente político. Entre todos os candidatos, 78% declararam ser da cor/raça branca e 22% pardos. A maioria (72%) é de casados, 13% solteiros e 16% outros.
Para a disputa ao Legislativo, a maioria dos candidatos é de homens (53,13%) e 34,38% são mulheres. Grande parte dos postulantes está na faixa etária entre 50 e 54 anos. Um dos postulantes tem idade entre 70 e 74 anos. Quanto à escolaridade, 3,13% declararam que leem e escrevem. Já a maioria tem ensino médio completo ou ensino fundamental completo, representando o percentual de 31,25%. Dos candidatos 62,50% são agricultores.
PMDB e PP são os partidos com maior número de postulantes, sendo oito cada. A seguir vem o PSD, com seis candidatos. O PT tem cinco. O PCdoB dois e PSDB, PR e PDT têm um candidato cada. Para a Câmara de Vereadores a disputa será acirrada, com  3,11 para cada uma das nove vagas.

Anterior

Falta um mês para o pleito

Próximo

O primeiro duelo entre Kiko e Sgarbossa

Deixe seu comentário

Geral