logo RCN

Prefeita avalia o ano de 2015

A prefeita de Seara, Laci Grigolo, tem mais um ano de mandato pela frente. No entanto, por ser um ano atípico, 2016 requer pulso firme e pé no freio para não ultrapassar os limites e complicar a gestão.

A chefe do Executivo afirmou que 2015 foi um ano desafiador. "Primeiro foi a questão orçamentária. Para se ter uma ideia, a arrecadação de 2014 estamos prevendo que tenha sido um pouco maior que 2015. Não tenha dúvida que em 2015 os gastos foram maiores, somente com a folha foi 8,47% a mais. O funcionamento da nova creche também demandou um recurso muito grande, então a situação orçamentária na entrada de receitas não correspondeu às despesas na mesma proporção. Essa foi uma grande dificuldade para poder fechar as contas do ano". 

Além disso, destacou que "precisamos somar os atrasos dos repasses dos governos estadual e federal para nossos programas. Por conta disso, tivemos que injetar nestas ações recursos ordinários e isso de forma significativa também afetou as finanças. Outro desafio foram as condições climáticas, pois o excesso de chuvas demandou significativa quantidade de recursos em tarefas que já tínhamos executado e nos obrigamos a refazê-las, o que levou boa parcela de nosso orçamento. Apesar de tudo, fizemos um grande esforço junto ao secretariado tentando reduzir as despesas, cortamos alguns gastos em investimentos que iriam ocorrer e priorizamos outros. Desta forma, encerramos o ano de forma equilibrada".
Quanto às realizações, na área de educação Laci Grigolo citou a nova creche, os cursos do Pronatec, com mais de 500 alunos sendo colocados no mercado de forma qualificada. "No setor industrial preciso destacar a formação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e as câmaras técnicas. A partir daí começamos a criar de forma definitiva políticas de incentivo. Preciso falar também das pavimentações na cidade, a revitalização da Praça Henriqueta Zanuzzo, e o primeiro Festival Estudantil da Canção, que deu muito certo". Na saúde enfatizou a manutenção de toda as especialidades, a contratação dos médicos, o reconhecimento do Caps pelo Ministério da Saúde e a reforma do posto de São Rafael. Já na área de assistência social, disse que "temos que comemorar a organização de toda a parte burocrática da Secretaria e a contratação de profissionais que a lei exige. Estamos com uma equipe totalmente reformulada e prestando atendimento de prevenção". 

Anterior

Retomada na segunda-feira

Próximo

Fabrin assume e fala de política

Deixe seu comentário

Geral