logo RCN

Prefeito e vice são afastados

  • - Presidente do Legislativo, Luciano Altenhofen, é prefeito interino

Presidente da Câmara, Luciano Altenhofen (PL), assumiu interinamente o comando do Executivo.

Pela segunda vez em menos de dez anos a Câmara de Vereadores é forçada a indicar um prefeito interino para comandar o Executivo de Xavantina. Em 2012 o então prefeito Mauro Poletto e o vice José Dalbosco foram cassados pela Justiça Eleitoral de Seara, sendo afastados dos cargos em 2015. Em 2016, uma eleição indireta coordenada pelo Legislativo indicou Domingos Zanandrea e Adelar Gabiatti para cumprirem o restante do mandato.

 
Na última quarta-feira, os xavantinenses viram parte do “filme” se repetir. Com o acórdão do TRE-SC, que manteve a decisão de primeira instância que cassou os mandatos do prefeito Ari Parisotto (PL) e do vice Ariel Malacarne (PT), o presidente da Câmara de Vereadores, Luciano Altenhofen (PL), assumiu o Executivo. Desta vez, no entanto, haverá nova eleição direta para escolher o futuro prefeito e o vice. A menos que Ari e Ariel consigam reverter a cassação no Tribunal Superior Eleitoral. Prefeito e vice foram cassados por compra de votos. A defesa nega o fato e alega que os dois não tiveram envolvimento com a suposta prática do crime eleitoral. O recurso apresentado no TSE, que ainda não foi analisado, também pede a concessão de uma liminar para que Ari Parisotto e Ariel Malacarne permaneçam nas funções até a análise do mérito.

Ari e Ariel foram afastados na quarta-feira. Luciano Altenhofen assumiu o Executivo na quinta-feira, 9 de março. Aliado do prefeito Ari Parisotto, Luciano defendeu o chefe do Executivo afastado. “Estamos tristes. Participamos da Administração e sabemos do empenho do prefeito, que não teve culpa alguma no caso”. O prefeito interino disse que assume um município em dia e que teve grandes realizações nos últimos anos. “É uma Administração que tem 80% de aprovação da população”. Altenhofen garantiu que todos os programas e ações em andamento serão mantidos.

Caso não haja reversão no processo de cassação, nova eleição será realizada no dia 7 de maio. Como não perderam os direitos políticos, Ari Partisotto e Ariel Malacarne poderiam concorrer novamente.

Conforme o calendário publicado pelo Tribunal Regional Eleritoral, somente poderão votar na eleição de 7 de maio os eleitores alistados no município ou transferidos até o dia 7 de dezembro do ano passado. De acordo com a resoilução do órgão, as convenções para a escolha dos candidatos a prefeito e vice deverão ser realizadas de 22 a 26 de março. Já os registros de candidatura terão que ser feitos até o dia 29 de março. Quem desejar concorrer deverá estar domiciliado em Xavantina e filiado a um partido político, seguindo as mesmas regras e períodos de um pleito tradicional, segundo a Justiça Eleitoral.


Mudanças

Com a ida de Luciano Altenhofen para o Executivo, o vice Valdenir Marchioro (PT) assumiu a presidência da Câmara de Vereadores de Xavantina. O suplente Euzebio Koseski (PL) assumiu vaga no Legislativo provisoriamente.

Definição de candidaturas Anterior

Definição de candidaturas

TRE-SC prepara nova eleição em Xavantina Próximo

TRE-SC prepara nova eleição em Xavantina

Deixe seu comentário

Geral