logo RCN

Definição de candidaturas

  • - Município está sendo comandado interinamente pelo presidente da Câmara, Luciano Altenhofen

Convenções partidárias definem candidatos para a eleição confirmada para o dia 7 de maio.

Termina neste domingo, 26 de março, o prazo para que os partidos de Xavantina realizem as convenções partidárias para definir os nomes dos candidatos aos cargos de prefeito e vice. Após a cassação dos diplomas e afastamento do prefeito eleito em 2020 Ari Parisoto (PL) e do vice Ariel Malacarne (PT), os eleitores xavantinenses deverão retornar às urnas no dia 7 de maio para escolher os novos mandatários do município, conforme resolução do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC).

O prazo para a entrega dos requerimentos de registro de candidaturas pelos partidos ao Cartório da 61ª Zona Eleitoral de Seara termina às 19h da quarta-feira, 29 de março. Com um tempo curto para definições, os partidos que compõem o atual governo, PT e PL, realizaram na quarta-feira, 22, as suas convenções. As legendas reafirmaram a parceria e lançaram novamente os nomes de Ari Parisoto como candidato a prefeito e Ariel Malacarne para vice. Pela decisão do TRE, eles não perderam os direitos políticos.

Ari e Ariel apresentaram recurso contra a cassação no Tribunal Superior Eleitoral. Até ontem no começo da tarde o recurso ainda não havia sido analisado.

Já os partidos de oposição realizaram encontros nos últimos dias para alinhar as convenções e possíveis coligações. PSDB e PSD já estariam juntos. PP e MDB ainda estão indefinidos, conforme o presidente do PSDB, Jaime Masiero, que informou que a convenção do partido está marcada para este domingo, 26, às 19h30. Os demais partidos não informaram.


Regras

Conforme o Tribunal Regional Eleitoral, estarão aptos a votar os cidadãos com domicílio eleitoral em Xavantina registrado até 7 de dezembro de 2022, excluídos os que tenham solicitado transferência para outro município. A votação para prefeito e vice ocorrerá das 8h às 17h, por meio do sistema eletrônico de votação e de totalização dos votos. A campanha estará liberada a partir do dia 30 de março. No rádio, a propaganda inicia em 8 de abril.

Disputa sem candidato de oposição Anterior

Disputa sem candidato de oposição

Prefeito e vice são afastados Próximo

Prefeito e vice são afastados

Deixe seu comentário

Geral