logo RCN

Disputa sem candidato de oposição

  • - Candidatos Ari e Ariel registraram nomes na Justiça Eleitoral

Ari Parisotto e Ariel Malacarne concorrem novamente

O prazo limite para o registro de candidaturas para a eleição suplementar para prefeito no município de Xavantina terminou às 19h da quarta-feira, 29, com apenas um chapa inscrita, conforme o Cartório da 61ª Zona Eleitoral de Seara. Como definido em convenção ainda na semana passada, a chapa governista tem como candidato a prefeito Ari Parisoto (PL) e Ariel Malacarne (PT) como vice.

Ambos foram cassados e afastados dos cargos após às eleições de 2020, mas não perderam os direitos políticos por decisão do Tribunal Regional Eleitoral. Há ainda um recurso em análise no Tribunal Superior Eleitoral.

Já os partidos de oposição de Xavantina, PSD e PSDB, decidiram não lançar candidatos nas eleições marcadas para 7 de maio. Mesmo com o término do prazo, ainda existe a possibilidade de uma candidatura individual. A legislação prevê que, na hipótese do partido, federação ou coligação não requererem o registro, os candidatos poderão fazê-lo perante o juízo eleitoral. O prazo para esta possibilidade encerra às 19h deste sábado. Para isso, no entanto, o partido filiado interessado em concorrer precisa ter realizado uma convenção e a confecção da ata.

O candidato Ari Parisoto, que concorre pela coligação Juntos por Xavantina, (PL/PT), destacou que concorrer sem oposição é algo incomum. “A gente não esperava isso. Como eles fizeram todo esse trabalho contra mim, para eu ficar afastado, achei que vinha alguém”.

Após os registros de candidatura existe um prazo de cinco dias para impugnações. Todos os pedidos de registro aos cargos em disputa, inclusive os impugnados, deverão estar julgados e publicadas as respectivas decisões até o dia 21 de abril. O horário eleitoral gratuito será veiculado no rádio, em dois programas diários de dez minutos cada, de segunda-feira a sábado, no período de 8 de abril a 4 de maio. A veiculação dos programas terá início às 7h e às 12h.

Desde o dia 29 de março até o dia 7 de maio, o Cartório Eleitoral de Seara realizará expediente judicial aos sábados, domingos e feriados, no horário das 15h às 19h.


Eleição

A chefe do Cartório Eleitoral de Seara, Claudia Andreatta, lembra que interessados em trabalhar como mesários na eleição de Xavantina devem entrar em contato com o cartório pelo (49) 9 8805-9529. A votação ocorre no domingo, 7 de maio, das 8h às 17h”. No caso de eleição com chapa única, basta um voto válido para que o candidato esteja eleito.

Eleição com chapa única Anterior

Eleição com chapa única

Definição de candidaturas Próximo

Definição de candidaturas

Deixe seu comentário

Geral