logo RCN

Farmácia Básica com 301 remédios

  • - Jackson Tres afirma que há grande demanda por todos os medicamentos

Medicamentos básicos e de alto custo são disponibilizados em Seara

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) divulgou que uma pesquisa realizada com 3.360 municípios mostra que em 82% falta estoque de remédios nas farmácias básicas municipais. O desabastecimento é causado por falta de matéria-prima para a produção de medicamentos no mercado e dificuldades na licitação.

A Farmácia Básica de Seara disponibiliza três centenas de medicamentos para a população. Todos gratuitos. Somente na semana passada foram incluídos oito novos remédios. Isso fez com que o número subisse de 293 para 301 fármacos oferecidos.

Conforme o farmacêutico responsável pela Farmácia Básica, Jackson Tres, a demanda é grande por todos os medicamentos. Os que mais saem são os de uso contínuo, hipertensão, diabetes, ansiolíticos e outros remédios controlados. Para estes produtos é feita uma carteirinha para os pacientes. “Fornecemos esses remédios a cada dois ou três meses. A receita vale por um ano. Também temos de alto custo, como o Xarelto, cujo custo gira em torno de R$ 350 a caixa. Para retirar o medicamento é exigida a receita e que o paciente esteja cadastrado nas unidades básicas de Saúde.

Os medicamentos são comprados através de licitações e do consórcio Cincatarina. “O município, que é responsável pelos medicamentos básicos, autorizou incluir remédios de alto custo, que é uma responsabilidade do Estado e da União. Fizemos uma licitação de quase R$ 3 milhões há quase 50 dias. Para os próximos dias, a lista de medicações será aumentada”, explicou o farmacêutico.


Estrutura

A estrutura atual contempla a Farmácia Básica Central, junto à Secretaria da Saúde, e os postos dos bairros Industrial, São João e no Loteamento Colina. Também há medicamentos nas unidades do interior em Caraíba, Nova Teutônia, Pinhal e São Rafael. O horário de funcionamento na Central é das 7h30 às 17h sem fechar ao meio-dia. Já nos postos, das 7h30 às 11h e das 12h30 às 17h.

Seara prepara mutirão Anterior

Seara prepara mutirão

Gastro passa a atuar em Seara Próximo

Gastro passa a atuar em Seara

Deixe seu comentário

Geral