logo RCN

Fiscalização ampliada

No último sábado, uma mobilização contra a dengue foi realizada em Seara envolvendo profissionais da saúde e a comunidade em geral.

Durante toda a amanhã, agentes de endemia, profissionais da saúde e do Programa de Combate a Dengue estiveram nos bairros Bela Vista e Vila Esperança. O objetivo foi orientar a população com a distribuição de panfletos informativos sobre a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que, além da dengue, transmite também a febre chikungunya e o zika vírus.

 O trabalho de orientação de casa em casa, os agentes estiveram empenhados no recolhimento de lixo, eliminação de focos e na captura de larvas suspeitas para posterior análise. De acordo com o secretário municipal da Saúde, Odair José Felippe, o objetivo é a conscientização dos moradores. "Precisamos despertar a consciência na população para evitar que o mosquito encontre locais para depositar os ovos e procriar. O trabalho consistiu também na limpeza dos locais externos, como as ruas e terrenos baldios, pois o lixo é um dos principais pontos onde há possibilidade de acumular água e servir de criadouro para o mosquito", explicou Odair.
A reportagem do FolhaSete acompanhou os trabalhos realizados pelos agentes de saúde no último sábado. A população aprovou a ação desenvolvida. Para Sérgio Lara, morador da rua Xanxerê, "é importante combater o mosquito antes que a situação saia do controle. Buscamos cuidar do entorno de casa também". Já para Leonilda Trombetta, da rua Ipumirim, no bairro Bela Vista, "esse trabalho é válido e deveria ter sido feito antes, logo no aparecimento dos primeiros focos no município".       
Odair Felippe mencionou ainda que somente neste ano foram localizados 16 focos do mosquito Aedes aegyti em Seara. "Inclusive os últimos dois foram em locais reincidentes, o que nos preocupa. Isso quer dizer que o trabalho de orientação não tem surtido efeito, pois a gente volta onde já teve foco e encontramos mais, ou seja, falta cuidado e consciência da população". 
Quanto aos casos de dengue, foram confirmados dois em Seara, ambos importados de outros locais. "Mesmo assim, é importante manter atenção quanto a proliferação do mosquito, pois se ele picar alguém que está infectado, transmitirá a doença para mais gente".
Nos próximos dias o mutirão de combate a dengue deve se estender as atividades para os demais bairros da cidade. "O objetivo é definir um roteiro passando por toda área urbana do município e também nos distritos de Caraíba e Nova Teutônia", concluiu o secretário da Saúde. 

Anterior

Mobilização inicia dia 25

Próximo

Mobilização vai iniciar da região

Deixe seu comentário

Geral