logo RCN

Focos já são registrados

  • - Contato com a espécie é perigoso para a saúde

Série de reportagens aborda situações comuns nos períodos mais quentes.

As taturanas são larvas de insetos que originarão mariposas ou borboletas adultas. Os acidentes com essa espécie são ocorrências comuns nesta época do ano.

Conforme o Corpo de Bombeiros, a taturana é uma lagarta, com cerdas ao longo do corpo, variando em tamanho, formato e tipo. Se houver contato da pele com esses animais, o veneno pode gerar irritação, vermelhidão, coceira e inchaço. Se a pessoa for alérgica, os sintomas potencializam.

É importante salientar que é necessário o cuidado redobrado com crianças, pois algumas taturanas possuem cores chamativas. A orientação no caso de encontrar taturanas é ter cuidado redobrado. Se as lagartas não estiverem em um lugar de grande circulação, o melhor é deixá-las em seu habitat - geralmente árvores. Em hipótese alguma toque no inseto. Se for necessário fazer a retirada do animal, é orientado usar luvas, camisa de mangas compridas, calça comprida e calçado fechado para evitar o contato com a pele.

Em caso de acidentes com a lagarta é orientado colocar o local afetado em água corrente gelada ou fazer compressas de gelo. Além disso, ir a um posto de saúde ou ao hospital mais próximo para que a medicação adequada seja ministrada.


Casos

A Secretaria da Saúde de Seara registrou neste ano oito acidentes de pessoas que tiveram contato com a lagarta taturana.

Por uma velhice mais feliz! Anterior

Por uma velhice mais feliz!

Seara tem 46 pessoas em tratamento Próximo

Seara tem 46 pessoas em tratamento

Deixe seu comentário

Geral