logo RCN

Fumo custa R$ 125 bi ao ano para saúde pública

  • - Psicóloga Claudia Fantin mostra material de conscientização usado na campanha deste ano

PESQUISA Segundo a Organização Mundial da Saúde, cigarro possui cerca de 4.700 substâncias tóxicas. Em Seara, Secretaria Municipal da Saúde faz trabalho de prevenção e orientação

O 31 de maio está especialmente reservado ao Dia Mundial Sem Tabaco. A data, criada em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), alerta sobre as doenças e mortes relacionadas ao tabagismo.
Neste ano, o tema da campanha é “Precisamos de comida, não de tabaco”. As secretarias de Saúde e setores afins já receberam o material de divulgação que deverá nortear as ações com objetivo de reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco no Brasil. As doenças relacionadas ao fumo matam cerca de oito milhões de pessoas a cada ano.
Conforme Pesquisa Nacional de Saúde de 2019, entre os adultos 20,4 milhões de pessoas são usuários de produtos derivados do tabaco no Brasil, a maioria homens e do perímetro rural. O fumo é a maior causa de todos os cânceres de pulmão e é um fator de risco significativo para acidentes cerebrovasculares e ataques cardíacos. Um alerta importante é que os produtos de tabaco que não produzem fumaça também estão associados ao desenvolvimento de câncer de cabeça, pescoço, esôfago e pâncreas, assim como patologias bucodentais, segundo o Inca. De acordo com o material distribuído para a campanha deste ano, outro ponto grave a ser considerado para a mobilização mundial de combate ao tabaco é que seu cultivo e produção causam danos ecológicos globais, mudanças climáticas de longo prazo e desempenham papel crucial na determinação do futuro da agricultura e da segurança alimentar.
A psicóloga do Centro de Apoio Psicossocial de Seara (Caps), Claudia Regina Fantin, explica que o material está sendo usado nas unidades de saúde para conscientização da população sobre os malefícios do fumo e como ferramenta para ajudar na divulgação e mobilização pela causa. Ela destacou que não haverá uma programação específica para tratar do assunto, pois a prevenção é rotineira. “Os trabalhos realizados com fumantes que querem se livrar do vício através de tratamentos específicos é permanente”.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o cigarro tem cerca de 4.700 substâncias tóxicas. O custo para o tratamento dos pacientes com doenças causadas pelo fumo chegaria a R$ 125 bilhões por ano para o Sistema Único de Saúde.

Grupos de tabagismo

A Secretaria da Saúde de Seara desenvolveu no passado um trabalho com grupos de tabagismo. Os trabalhos com as pessoas que querem se livrar do vício prosseguem.

ITÁ - Serviços de saúde são ampliados Anterior

ITÁ - Serviços de saúde são ampliados

Começa vacinação contra a Influenza Próximo

Começa vacinação contra a Influenza

Deixe seu comentário

Geral