logo RCN

Começa vacinação contra a Influenza

  • - Doses do imunizante estão sendo aplicadas nos ESFs de segunda a sexta-feira

Campanha nacional de imunização prossegue até o final de maio


A estratégia de vacinação contra Influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo. A imunização ajuda, ao longo do ano em que o paciente vacinado recebeu a dose da medicação, a minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários além de diminuir a sobrecarga sobre os serviços de saúde.

Nesta edição da campanha, a 25ª, que começou dia 10 de abril e segue até 31 de maio, são vacinadas crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais e professores das escolas públicas e privadas. Também podem se vacinar pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

A enfermeira responsável pelo setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde de Seara, Juliana Foralosso, informou que o município deverá proteger com a dose da vacina 7.002 pessoas no total. As aplicações são feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h45 e das 13h às 16h30, no ESF 1 (bairro Industrial), ESFs 4 e 5 (Centro de Saúde) e no ESF 2 (bairro São João), somente para adultos, além dos postos de Saúde de Caraíba e Nova Teutônia. Sobre o Dia D de imunização e em relação ao roteiro de vacinação no interior, Juliana Foralosso, destaca que os detalhes estão sendo acertados e serão divulgados nos próximos dias.

Conforme informações repassadas pela vigilância epideiológica, até ontem haviam sido vacinadas 648 pessoas contra o vírus Influenza no município, o que representa 12,36% do total do público-alvo estimado.


Quadro

A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global e com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias. O período de incubação dos vírus Influenza é geralmente de dois dias, variando entre um e quatro dias. Os sinais e os sintomas da doença são muito variáveis, podendo ocorrer desde a infecção assintomática até formas graves. Os quadros graves ocorrem com maior frequência em indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco.

Fumo custa R$ 125 bi ao ano para saúde pública Anterior

Fumo custa R$ 125 bi ao ano para saúde pública

Paialense que reside em Lindóia segue em busca de ajuda Próximo

Paialense que reside em Lindóia segue em busca de ajuda

Deixe seu comentário

Geral