logo RCN

Novembro Azul

A quarta-feira foi de orientação e prevenção de diversas doenças em Seara.

Uma equipe de profissionais da Secretaria da Saúde aproveitou o calorzinho da manhã e a movimentação do centro para distribuir panfletos, esclarecer dúvidas, verificar pressão, fazer o teste rápido de diabetes e conferir o peso dos homens searaenses. A atividade faz parte da programação do Novembro Azul que tem como foco a prevenção do câncer de próstata. Muitos homens que apresentaram algum problema foram orientados a procurar os postos de saúde para consulta e mais exames.
As atividades foram realizadas na praça central e seu Euloquio Fussiger foi um dos primeiros a chegar. Segundo ele, optou por chegar cedinho porque é mais fresco. Diz que procura fazer exames periódicos e sempre que tem eventos relacionados a saúde participa. "Acho importante participar".
O secretário da Saúde, Odair Felipe,  afirmou que a avaliação da participação é positiva. Acrescenta que durante o mês houve incremento na procura por consultas e exames por parte dos homens. Destaca que na quarta-feira a procura não foi como o esperado, mas justifica que isso se deve devido a grande demanda por consultas e exames nos postos de saúde. "Neste ano eles procuraram as unidades para as orientações".
De acordo com o secretário, a pasta deve realizar ainda neste ano um dia de orientação contra a Aids. "Ainda estamos planejando o próximo evento. Porque com o surto de sífilis que tem no Estado precisamos enfatizar a prevenção, já que as duas são doenças sexualmente transmissões". Enfatiza que no dia 1ºde dezembro, comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra a Aids.
Cuidados
O Novembro Azul é um movimento mundial de mobilização de prevenção do câncer de próstata realizado todos os anos, com a finalidade de conscientizar os homens sobre a importância do exame preventivo e do diagnóstico precoce da doença, a segunda causa de morte por câncer entre homens, atrás apenas do câncer de pulmão. Se descoberta precocemente, a doença tem 90% de chance de cura.

Anterior

Em Seara são 19 casos confirmados

Próximo

Preocupação com aumento de casos

Deixe seu comentário

Geral