logo RCN

Programação até o dia 27

Em Seara, o movimento Outubro Rosa, que tem como objetivo estimular a participação da população no controle do câncer de mama e do colo de útero, teve no último sábado uma mobilização com o Dia D da Prevenção.

A iniciativa da Rede Feminina de Combate ao Câncer foi fortalecida pela participação da Secretaria Municipal da Saúde.
Houve a tradicional abertura da unidade de saúde do bairro São João e pela primeira vez a inclusão do posto de saúde do bairro Industrial. A sede da Rede Feminina também permaneceu aberta no sábado.
Nos três locais foram realizadas 150 coletas de exames preventivos ao câncer de colo de útero, além dos encaminhamentos de requisições para exames de mamografia. Quem aproveitou o sábado para colocar os exames em dia foi Neusa Mior, moradora do bairro São João. Neusa, que já enfrentou situação de câncer na família, prioriza a saúde. "Temos que nos cuidar. Essa campanha é ótima. Conseguimos sempre alertar outras mulheres sobre os perigos do câncer também no trabalho e o Dia D é ótimo para quem trabalha fora", avaliou. Já Lourdes Lombardi entende que é importante prevenir. "Sempre cuido da minha saúde e nunca tive problemas de maior gravidade. Incentivo minhas filhas, mesmo que já estejam adultas, a manter os exames em dia", contou.    
Conforme a enfermeira que atua na Rede Feminina, Janete Alessi, a participação das mulheres no Dia D ficou dentro do esperado. "Somente aqui realizamos 60 exames preventivos e 35 encaminhamentos para mamografia. Orientamos as mulheres quanto à importância da prevenção, bem como foi oferecido serviço de massagem", relatou. Janete chama a atenção para a importância de se manter a atenção com a saúde, com a realização do exame mensal do toque de mama e, em caso de dúvidas ou alterações, procurar um médico com urgência. Também orienta o público feminino para que pelo menos uma vez por ano consulte com ginecologista. "Temos neste mês de outubro uma divulgação mais ampla, mas os serviços de orientação e realização dos exames ocorrem o ano todo", destacou.
A Rede Feminina em Seara não atende nas segundas e quintas-feiras pelo período da manhã. Nos demais dias, está aberta das 7h30 às 11h e das 13h às 17h. Quem realizou exames no último sábado deve buscar os resultados em 40 dias.
Mais atividades
Além do Dia D, realizado no último no sábado, houve uma missa na Igreja Matriz com foco na campanha. A presidente da entidade, Germina Paludo, ficou satisfeita com a participação da comunidade na programação e grata pela bênção feita durante a missa às voluntárias. No dia 27 será realizada a Caminhada Rosa e no dia 29, fechando o Outubro Rosa, haverá palestra na Igreja do Evangelho Quadrangular do bairro São João.

Anterior

Preocupação com doença silenciosa

Próximo

Mobilização está só iniciando

Deixe seu comentário

Geral