Seara tem 52 casos de Aids
-
- Testagem e tratamento para soropositivos são gratuitos através do SUS
Além do crescimento de pacientes com HIV, há altos índices de DSTs.
No 1º de dezembro, o mundo volta suas atenções para um tema que, embora tenha perdido espaço no debate público nos últimos anos, continua sendo um desafio sério e preocupante: o combate ao HIV/Aids. No Brasil, dados oficiais apontam queda na mortalidade por Aids, mas revelam um aumento no número de novos casos de HIV.
As mortes pela doença diminuíram 32,9% na última década, enquanto os novos diagnósticos chegaram a 46.495 em 2023, 4,5% maior em comparação a 2022. Em Seara, conforme informações repassadas pela secretária municipal da Saúde, Luciane Culimann, o município tem atualmente 52 pessoas em tratamento para HIV. São 17 mulheres e 32 homens. No ano de 2024 eram 49 pacientes, indicando um crescimento que preocupa a gestão municipal, especialmente porque os números podem ser ainda maiores, já que, segundo a secretária, há pacientes que realizam tratamento pelo setor privado e não entram na contagem oficial.
Por esta situação, a Secretaria da Saúde reforça a importância de as pessoas procurarem a rede pública tanto para testagem quanto para tratamento. O município oferece Teste Rápido para HIV diariamente nas unidades de saúde, mediante agendamento. A testagem também está presente em todas as edições do programa Saúde Mais Perto de Você, nas ações realizadas em empresas e nos dias D das campanhas do setor, de acordo com Luciane.
Após o diagnóstico, o paciente é encaminhado para consulta e, quando necessário, ao médico infectologista. Os medicamentos são disponibilizados seguindo a prescrição médica e fornecidos gratuitamente.
Para reforçar a prevenção, a Secretaria da Saúde mantém a distribuição de preservativos masculinos e femininos, além de gel lubrificante, nos postos de saúde e em pontos estratégicos, como empresas, no comércio, boates, entre outros. No Dia Mundial de Combate ao HIV/Aids, o tema será abordado nas atividades do Saúde Mais Perto de Você, com intuito de conscientizar os pacientes e reforçando a importância da informação e da prevenção.
Crescente de DSTs no município
A secretária municipal da Saúde de Seara, Luciane Culimann confirmou que Seara registra uma crescente de casos de diversas Doenças Sexualmente Transmissíveis, as DSTs, com destaque para a sífilis, um problema gravíssimo de saúde pública. Luciane faz um apelo para que as pessoas sexualmente ativas previnam-se fazendo uso de preservativo em todas as relações sexuais. Recomenda também a realização periódica de exames, bem como o acompanhamento adequado de gestantes, prescrição do tratamento imediato de infecções atípicas e dos parceiros. “Temos trabalhado intensamente na promoção da saúde, na prevenção e em ações que envolvem toda a comunidade, tanto da cidade quanto do interior”, afirmou a secretária.
Deixe seu comentário