logo RCN

Trabalho é reforçado em vários bairros

Nas últimas semanas muito tem se falado em dengue e, especialmente, do mosquito Aedes aegypti, mas infelizmente nem todas as pessoas estão levando a problemática a sério e fazendo o dever de casa.

Nem mesmo a confirmação de Seara como área infestada pelo vetor tem impedido a localização de novas larvas no município.
No sábado, voluntários, profissionais de diversas áreas da administração municipal e membros do Projeto Rondon se dividiram em três equipes e realizaram o Mutirão Contra a Dengue nos bairros Vila Feliz, São Daniel e Loteamento Colina. O engajamento da população foi considerado fraco. Muito lixo foi recolhido e larvas foram coletas. Apesar de ainda não se saber se são do Aedes aegypti, o sinal é de alerta porque ainda existem criadouros de mosquitos nesses locais.
A coordenadora do programa no município, Fabíula Pereira, destaca que o dia de mobilização foi realizado com sucesso. "Recolhemos três caçambas de lixo e encontramos muitos terrenos baldios sujos. É importante as pessoas ficarem atentas, porque há uma lei que nos permite autuar os proprietários com multa de R$ 500. Tivemos pouca adesão dos moradores no sentido de ir para rua e ajudar a limpar os locais, mas pelo menos abriram as portas. Algumas pessoas estão relutando e achando que o problema não existe, mas a maioria vem se conscientizando".
Durante o mutirão de sábado de manhã foram encontradas garrafas, latinhas e copos descartáveis nos terrenos e até mesmo nas vias. Nos restos de materiais de construção é onde mais foi localizado acúmulo de água. E em alguns terrenos baldios foram recolhidas roupas, calçados e até restos de móveis. Os materiais foram ensacados e receberam a destinação correta pela equipe da prefeitura.
A moradora do bairro São Daniel, Ivani Tombini, disse que está preocupada com a situação e que pelo menos uma vez por semana procura vistoriar a moradia para ver se não tem nenhuma água parada. Lembrou que os moradores do bairro já haviam se reunido para realizar uma limpeza no local e que aprova a iniciativa do Mutirão Contra a Dengue, "porque é em favor de todos e uma forma de prevenir a criação do mosquito".
Próximos passos
Fabíula Pereira enfatizou que no próximo encontro da Sala de Situação será avaliada a possibilidade de novos mutirões. A intenção é realizar o trabalho no bairro Garghetti ou no Nações.

Semana foi de mobilização em Seara
Durante a semana muitas atividades aconteceram na cidade, especialmente nas escolas envolvendo os membros do Projeto Rondon. "Recebemos um retorno bem positivo das escolas pelo trabalho que os estudantes estão fazendo", explica a coordenadora do Programa de Combate à Dengue, Fabíula Pereira. Acrescentou que apenas a EEB Raimundo Corrêa não participou do projeto. Além dos educandários, grupos de idosos, de mães, gestantes e mulheres se envolveram e tiveram atividades realizadas com os membros do projeto. Mais do que tratar assuntos relacionados à dengue, a equipe apresentou temáticas importantes do dia a dia, contando histórias e orientando sobre como reaproveitar alimentos e outros materiais, além de atividades físicas e dicas contra a violência.
Na quarta-feira os funcionários públicos também foram envolvidos. "Na quinta-feira à noite tivemos o encerramento do Projeto no Auditório Waldir Tochetto". A equipe do Projeto Rondon também participou de encontro na Câmara de Vereadores. O coordenador Lucas Soares falou sobre o objetivo social e de integração com a comunidade e as ações desenvolvidas e aplicadas envolvendo várias áreas. Os vereadores ressaltaram a importância da iniciativa valorizando o trabalho desenvolvido.

 

Anterior

Risco de nova epidemia em SC

Próximo

Reforço no combate ao Aedes aegypti

Deixe seu comentário

Geral