logo RCN

Últimos dias para vacinação

  • - Doses contra influenza estão liberadas para a população a partir dos seis meses de idade

Postos de Seara estarão abertos neste sábado para imunização contra a gripe, Covid e atualização das carteirinhas.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC), foram notificados mais de quatro mil casos suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Estado em 2023. Destes, 318 foram confirmados para a Influenza.

Os casos de Influenza A somam 242 notificações. Os demais são da Influenza B. Santa Catarina contabiliza 20 óbitos em decorrência do vírus da gripe.

A Campanha Nacional de Imunização vai até o fim de junho. As doses da vacina estão liberadas para toda população a partir dos seis meses de idade, com prioridade aos grupos de risco. No entanto, o índice vacinal está bem abaixo do esperado. Seara, por exemplo, vacinou até agora 5.329 pessoas.

A gerente municipal da Saúde, Luciana Maier Gagiola, informou que a orientação da Dive é para que as aplicações do imunizante sejam feitas enquanto tiver estoque. “No caso de Seara, ainda temos bom quantitativo de doses a ofertar, porém os públicos estão muito receosos. Mesmo com os dias D, busca ativa individual, trabalho grupo a grupo e divulgações amplas, ainda estamos com dificuldade de aumentar as coberturas vacinais”. Ela alerta que “é importante ressaltar que seguidamente temos surtos de síndromes gripais e a vacina é um dos principais fatores de prevenção”. Coforme Luciana, “quando nos vacinamos em massa, protegemos os públicos vulneráveis, mais suscetíveis a adoecer, como é o caso das crianças, idosos, gestantes, pacientes oncológicos e pessoas acamadas”.

Oficialmente a campanha deve encerrar no próximo dia 30 de junho. Para melhorar os índices de protegidos, o município fará neste sábado, 24, mais um Dia D de Vacinação, das 8h às 13h30. No ESF1 do bairro Industrial, serão aplicadas as doses contra Influenza e as vacinas de rotina para todas as idades. Já no ESF2, do bairro São João, serão aplicadas as vacinas contra Covid para todos os públicos e contra o vírus Influenza para pessoas acima de 12 anos de idade.

O objetivo da vacina contra a Influenza é reduzir a circulação do vírus da gripe e evitar o agravamento de doenças como pneumonia, sinusite e até problemas cardíacos. A imunização reduz a necessidade de hospitalizações todos os anos no Brasil. A vacina é segura e gratuita.


Região

Em Itá, conforme informações repassadas pela Secretaria de Saúde, foram vacinadas 1.997 pessoas contra a Influenza. Arvoredo distribuiu até agora 918 doses. Xavantina imunizou 1.648 pessoas, superando a meta. Já Paial aplicou 696 doses contra a gripe.

Situação amena na região Anterior

Situação amena na região

ITÁ - Serviços de saúde são ampliados Próximo

ITÁ - Serviços de saúde são ampliados

Deixe seu comentário

Geral