logo RCN

Situação amena na região

  • - Ações de prevenção agora refletirão na nova estação, que é o período mais crítico

CENÁRIO No Estado, no entanto, já são 74.580 casos confirmados em 2023 e pelo menos 71 mortes, segundo a Dive. Outros 16 óbitos resgistrados estão sendo investigados

As previsões de uma explosão de casos de dengue para Seara neste ano, levando em consideração o grave cenário registrado no ano passado, não se confirmaram. A boa notícia, segundo o biólogo da Regional de Saúde de Concórdia e epidemiologista do SUS, Felipe Gimenez, “é que a dengue deu uma acalmada, estabilizou dentro da normalidade para época do ano”.

Há uma certa calmaria em toda a região da Amauc, por ora. Segundo o último informe epidemiológico regional da Vigilância Entomológica do Aedes Aegypti e Situação Epidemiológica de Dengue – Regional de Concórdia, emitido em 16 de junho, foram notificados 1.148 casos da doença em 2023. Destes, 575 foram confirmados. Há ainda 29 casos suspeitos. Um óbito foi registrado na região.

Felipe Gimenez justifica que “é uma tendência ambiental, após grandes epidemias, no ano seguinte ser mais calmo devido à imunidade dos suscetíveis. Porém, podemos assimilar também as ações de fortalecimento da vigilância, adesão da população nas campanhas e os cuidados adotados. Tudo isso somado pode-se dizer que contribuiu para o menor número de casos este ano”.

Sobre a preocupação com a probabilidade de o quadro evoluir negativamente mais adiante, destacou que “os municípios com maior população são os que nos preocupam. Seara, Concórdia e Irani estão entre eles. Mas todos estão em monitoramento constante”.

O biólogo salienta ainda que os números estão controlados, considerando a época do ano. “Tivemos um óbito em 2023 de uma idosa que tinha outras comorbidades. Comparado a 2022, estamos melhor preparados neste aspecto se considerarmos os nove óbitos registrados no ano passado”.

Com relação às recomendações, reforça que a principal é evitar a proliferação do mosquito, eliminando possíveis criadouros. “As ações mantidas agora no Inverno dão o tom do que teremos no Verão. Prevenção da dengue se faz todos os dias. Esperamos ter um próximo Verão controlado. Todos os órgãos públicos estão trabalhando para isso. A Regional está realizando capacitações permanentes e os gestores estão investindo em equipe, infraestrutura, mantendo a vigilância. É importante que a população também faça sua parte!”.


Casos

Seara tem 180 focos do mosquito, um caso suspeito de dengue e 12 confirmados. No ano passado o município registrou mais de 1,7 mil casos e um óbito. Xavantina tem 27 casos confirmados da doença este ano. Itá tem dois casos suspeitos e três confirmados. Arabutã tem 13 casos confirmados e um suspeito. Ipumirim tem apenas um caso confirmado. Lindóia do Sul possui um único caso suspeito. Já Concórdia tem 508 casos confirmados e quatro suspeitos, além de um óbito. Paial e Arvoredo, que hoje pertencem à Amosc, não registram casos da doença. No Estado são 68,9 mil casos confirmados e 67 óbitos em 2023.

Gastro passa a atuar em Seara Anterior

Gastro passa a atuar em Seara

Últimos dias para vacinação Próximo

Últimos dias para vacinação

Deixe seu comentário

Geral