logo RCN

Dicas para se proteger de golpes

  • - Delegado tem vários livros publicados e dá dicas e orientações em sua rede social @emersonwendt

Invasão à conta dos usuários no Instagram está se tornando cada vez mais comum e frequente.


Os crimes cibernéticos estão se tornando cada vez mais comuns e são uma ameaça real e crescente na era digital. Os golpes são cometidos usando tecnologia e dispositivos eletrônicos, incluindo computadores, smartphones, tablets e outros equipamentos conectados à internet.

O Folhasete traz nesta edição uma matéria especial e explicativa sobre um dos delitos mais frequentes na região - o Instagram hackeado. A reportagem conversou com o delegado de Polícia Civil (PCRS), mestre e doutorando em Direito e especialista em cibercrimes, Emerson Wendt. Segundo ele, os criminosos utilizam a engenharia social, um método de persuasão, para acessar a conta na rede social. “O criminoso persuade a vítima no sentido de fazer com que ela preste alguma informação ou execute alguma ação. Nesse caso, executar ação é clicar num link, numa oferta que venha pelo direct do Instagram ou via SMS, ou em forma de código de confirmação. Na verdade esse código, que é devolvido por informação pela vítima ao criminoso, faz com que aconteça a perda da conta”.

O objetivo dos bandidos ao hackear uma conta no Instagram, conforme o delegado, é utilizar a rede de contatos da vítima para obter vantagem financeira indevida. “Em regra um perfil hackeado tem possibilidade de coletar informações de todos os contatos e verificar o conteúdo de conversas privadas, que eventualmente podem usar utilizadas em extorsão, e principalmente fazer publicações de falsos produtos e ofertas, além da tabela PIX, não só pra conseguir mais vítimas para fins de hackeamento, mas também para obtenção de valores financeiros”.
Para que a invasão da conta não aconteça é necessário observar as configurações de segurança. “É preciso ter o duplo fator de autenticação ativado no Instagram e também em outros aplicativos do aparelho. Os aplicativos de segurança que a gente sugere são o Microsoft Authenticator e o Google Authenticator. E o cuidado para que, se eventualmente trocar de telefone, esses códigos e configuração devem ser transferidos para outro aparelho”.
Para ativar a verificação em duas etapas, acesse seu perfil e toque no menu de três barras posicionado no canto superior direito. Em seguida, abra o menu de “Configurações”. Acesse o menu “Segurança” e, na sequência, toque em “Autenticação de dois fatores”. Se você ainda não ativou a autenticação, toque em “Iniciar”. Toque em ao lado do “Aplicativo de autenticação” e siga as instruções. Você deverá copiar uma “chave” para o Google Authenticator. Depois, insira o código de confirmação do aplicativo no Instagram.
Se você ativar esse dispositivo de segurança, será solicitado a inserir um código ao fazer login ou confirmar a tentativa de acesso todas as vezes que alguém tentar acessar o Instagram de um dispositivo novo (celular), que nunca foi usado pela sua conta.


Registro

O delegado de Polícia Civil, Emerson Wendt, orienta que as pessoas que tiveram seu Instagram invadido sempre façam um boletim de ocorrência, mesmo que tenham conseguido recuperar a conta. “A gente nunca sabe o que o criminoso fez ou vai fazer com os nossos dados. Então, para uma questão até de resguardo, o ideal é fazer um registro de boletim de ocorrência online pela delegacia virtual”. Quem caiu em algum golpe do PIX deve também comunicar imediatamente o seu banco, informando que foi vítima de um golpe para pedir o bloqueio preventivo. “Se os valores ainda não foram transferidos pelo criminoso, é possível ter um processo de recuperação dos valores. Mas isso tem que ser feito imediatamente”.


Como recuperar uma conta hackeada no Instagram

Para fazer o passo a passo de recuperação de conta, utilize preferencialmente um computador ou notebook. Se o hacker alterou o e-mail e telefone da conta, é necessário que você entre em contato com o suporte do Instagram para que sua conta seja verificada. Insira o nome do usuário e selecione “Esqueceu sua senha?”. Em seguida, “Precisa de mais ajuda?” ou “Não consigo redefinir a senha”. Na sequência o Instagram tentará novamente recuperar sua conta pelos seus dados. Entretanto, como você não tem mais acesso já que o invasor alterou, selecione “Obtenha suporte”. A rede social irá perguntar por que você não consegue mais acessar sua conta. Responda “Minha conta foi invadida”. O app irá te dar duas opções: “Sim, eu tenho uma foto minha na minha conta” e “Não, eu não tenho uma foto minha na minha conta”. Se marcou “Sim, eu tenho uma foto minha na minha conta”, o Instagram vai pedir para que você informe um e-mail no qual você tenha acesso para continuar com a solicitação. A rede social também pedirá uma selfie de vídeo para verificar sua identidade. Após o procedimento, você vai receber um e-mail pedindo para aguardar um período para conferência da selfie. A confirmação pode levar algumas horas, mas você receberá um e-mail com um link para redefinir a senha e colocar o código de oito dígitos. Realizando esses passos, você estará de volta à sua conta do Instagram.

Se marcou “Não, eu não tenho uma foto minha na minha conta”, você será redirecionado à página de ajuda para tentar recuperar a conta de outra maneira e receberá um e-mail de resposta automática da equipe de suporte para dar prosseguimento ao caso.

Depois de assumir o controle da rede social, vá em “Configurações”, “Conta” e “Informações Pessoais” e coloque/confirme seu e-mail e seus dados. Se as informações do golpista estiveram lá, printe (para salvar) e coloque os seus dados.

Segurança na ordem do dia Anterior

Segurança na ordem do dia

Obras do novo quartel no segundo semestre Próximo

Obras do novo quartel no segundo semestre

Deixe seu comentário

Geral