logo RCN

Segurança na ordem do dia

Municípios discutem mecanismos para reduzir os riscos de ataques criminosos e garantir tranquilidade à comunidade escolar nas instituições de ensino de Seara e região

Após o triste fato registrado na última semana em Blumenau, em que um homem invadiu uma creche matando quatro crianças e ferindo outras cinco, municípios de todo estado se mobilizam buscando reforçar a segurança dos educandários. Em Seara uma reunião foi realizada na manhã da segunda-feira, 10, no gabinete do prefeito Kiko Canale, com o objetivo de discutir e implementar mais ações de segurança nas escolas do município.

O encontro contou com representantes da Administração Municipal, vereadores, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e a supervisora regional de Educação, Sandra Anater. A secretária da Educação de Seara, Fabiana Mariani, ressaltou que medidas de segurança já estão sendo implantadas desde 2017 nas unidades escolares do município. “Nós estamos implementando medidas em diversas escolas. Nos Centros de Educação Infantil, por exemplo, foram construídos muros e melhoradas as cercas. Destaco ainda a instalação de portões eletrônicos com travas. Temos câmeras de videomonitoramento que foram colocadas em todas as nossas escolas”. A secretária admitiu que ainda são necessárias outras medidas de segurança”.

O encontro definiu as principais ações de segurança que serão adotadas de imediato, como a contratação emergencial de vigia/segurança com detector de metais para todas as escolas de Seara; proibir o uso de celular pelos alunos na escola através de normativa publicada pela Secretaria da Educação; treinamento para a equipe gestora com a Polícia Militar e Bombeiros restringindo o acesso às escolas e maior rigor no portão; intensificação da ronda policial dentro e fora das escolas; e instalação das câmeras de videomonitoramento no entorno das escolas diretamente ligadas com a polícia. “Tínhamos uma cultura de um acesso mais liberado aos pais e famílias nas escolas, mas agora será restrito no portão de entrada de cada educandário. Teremos essa orientação com a Polícia Militar e com os bombeiros”.

A secretária apresentou ainda as ações realizadas como no C.E.I. Cinderela, que foi construído muro frontal e lateral alto, além da instalação de portão eletrônico com trava e instaladas câmeras de vídeomonitoramento. No C.E.I. Sete Anões foi construído um muro frontal e lateral alto e instalado a cerca ao lado do campo da ADC e da igreja. O local conta com portões eletrônicos com trava e visor e câmeras de vídeomonitoramento.

No C.E.I. Dona Ilse foi trocada a cerca em torno dos parques e construída uma fachada frontal com cerca mais alta. Também foi instalado um portão eletrônico com trava e câmeras de vídeo monitoramento. Já o C.E.I. Chapeuzinho Vermelho está no padrão FNDE e possui cerca alta nos fundos e foi instalado um portão eletrônico com trava além das câmeras de monitoramento. No C.E.I. Peter Pan, que está em obras, já prevê no projeto a execução de muros altos com cerca em torno de todo o local e também a colocação de portão eletrônico.
Com relação às escolas núcleo, a Lira Camilla Petry já possui portão de entrada eletrônico e estão sendo instaladas as câmeras de vídeomonitoramento. O Senai contratou um vigia em tempo integral. Já na escola de linha São Rafael foram instaladas câmeras de vídeomonitoramento e está sendo elaborado um projeto para construção de um muro alto frontal, aumento das cercas em torno da escola e a instalação de portão eletrônico. Na Escola Deolindo Zílio foi trocada a cerca no entorno da escola, instaladas câmeras de vídeo monitoramento e portões eletrônicos no acesso das vans.

Nas escolas de gestão compartilhada com o Estado, como na E.N. Rosina Nardi, foi trocada a parte da cerca da escola. O educandário ainda possui câmeras de vídeo monitoramento obtidas em pareceria com o Ministério Público e possui portão eletrônico, o qual é feita a manutenção por parte da prefeitura. Em Nova Teutônia a escola também está equipada com câmeras em parceria com o MP, prefeitura e Estado. O objetivo também é melhorar as cercas no entorno da escola e instalar portão eletrônico nos dois acessos. Em Caraíba foram instaladas câmeras de vídeomonitoramento e também se busca instalar uma cerca e portão eletrônico.

Ainda nesta semana foi realizada uma reunião de treinamento com a equipe gestora de cada escola no Auditório da Secretaria da Educação. Fabiana Mariani destacou que “o município também trabalha a questão emocional dos nossos alunos e das famílias. Não é a falência da educação. Não podemos entrar no jogo da loucura de algumas mentes doentes e perversas”.


Ações em conjunto

A supervisora regional da Educação de Seara, Sandra Anater, ressaltou que às medidas de segurança definidas na reunião também se aplicam as escolas da rede estadual de Seara e ressaltou ainda que “vamos intensificar a vigilância humana e demais ações”. O Estado prometeu nesta semana colocar policiais armados em todas as escolas estaduais.


Ações de prevenção e segurança pela região

Assim como em Seara, os municípios da região também se mobilizaram nos últimos dias com muitas reuniões e definindo ações para reforçar e melhorar a questão da segurança nas escolas. As cidades do Vale da Produção e Concórdia estão implementando diversas medidas de prevenção. Veja a situação nos municípios da região:

Itá – A secretária de educação, Déborah Sartoretto, informou que foi ampliado o número de vigias nas escolas, passando a contar com cinco profissionais no total. A Polícia Militar intensificará a ronda no perímetro escolar que já vem sendo realizada, contando agora com o auxílio inclusive do Corpo de Bombeiros. Também haverá a aquisição de novas câmeras de segurança.

Xavantina – Conforme a secretária da Educação, Thuane Gandolfi, “nós já temos em nossas escolas câmeras de videomonitoramento instaladas que acompanham o fluxo de pessoas na parte interna e externa das escolas. Também estamos instalando portões com travamento eletrônico e acesso por meio de interfone”. A secretária ressaltou que “de imediato reforçamos a segurança no acesso as escolas e já estamos providenciando a substituição de portões mais frágeis por portas com travamento eletrônico”. Ainda nesta semana uma reunião foi realizada para traçar um Plano Emergencial de Segurança para as Escolas de Xavantina.
Arvoredo – A gerente municipal da Educação, Ana Sczesny, disse que já iniciou a instalação de novos cercados, portões eletrônicos com interfone, construção de muros nas escolas. Além dessas medidas, será disponibilizado o serviço de vigia nas escolas e há um estudo para implantação de câmeras de videomonitoramento nas unidades escolares.
Paial - A secretária da educação, Idete Munarini, destacou que “todas as escolas do município possuem cercas, grades e portão com chave. Após o ocorrido em Blumenau reforçamos a segurança humana com pessoas vigiando as escolas”. Nesta semana também houve reunião conjunta dos municípios da Amosc. A secretário defendeu ações coletivas para oferecer mais segurança às crianças.

É preciso discutir a segurança pública de forma abrangente Anterior

É preciso discutir a segurança pública de forma abrangente

Dicas para se proteger de golpes Próximo

Dicas para se proteger de golpes

Deixe seu comentário

Geral