logo RCN

Quadro também é de preocupação

A Polícia Civil de Seara e toda região convivem já há um bom tempo com uma problemática difícil de ser resolvida: o número reduzido de policiais.

Equipamentos até não são o problema, pois na última semana policiais civis da região participaram em Chapecó de treinamento e receberam novas armas. Ao todo foram 20 policiais civis, entre delegados, escrivães e agentes de polícia capacitados a operar as armas, as quais foram recebidas através do convênio da Estratégia Nacional de Fronteira (Enafron), entre governo federal e Estado de Santa Catarina. 
Para Concórdia e região foram destinadas quatro armas longas (Carabina 30), distribuídas entre três unidades: DIC, Delegacia de Polícia da comarca de Concórdia e Delegacia de Polícia de Seara. O delegado regional Marcelo Nogueira ressaltou a importância de os policiais estarem preparados e equipados. "A Delegacia de Seara foi contemplada com uma arma, tem pelo menos um policial habilitado e é um incremento de força para combater a criminalidade".
Com relação à atual situação da Polícia Civil de Seara, o delegado regional menciona que "quanto a equipamentos, armas e viaturas está a contento, mas o principal desafio é incrementar o efetivo. Temos essa preocupação desde que assumimos o comando, fizemos diversos encaminhamentos, mas como ainda não havia cursos de formação em andamento não fomos contemplados. Há um curso que vai iniciar em julho e nossa expectativa é receber novos policias, não só para Seara, mas para todos os municípios". Marcelo Nogueira justifica que a principal carência de Seara são agentes de polícia e também pelo menos mais um escrivão. 
Conforme o delegado de Seara, Walter Figueiredo Loyola, "com relação ao efetivo estamos longe do ideal. Hoje contamos com um delegado, um escrivão e três agentes de polícia. O problema é que temos outras atribuições além da questão policial, como o Citram na documentação de veículos, por exemplo, o que requer um profissional. Precisamos de mais agentes". Outra demanda que está sendo estudada é com relação a melhorias e ampliação da sede da Polícia Civil, que até poderia funcionar em conjunto com os Bombeiros Comunitários.
Quanto às viaturas, Loyola explica que a Polícia Civil de Seara está bem servida, com quatro viaturas sendo deles dois carros descaracterizados. 
Novos policiais 
Na última terça-feira o Diário Oficial do Estado divulgou a lista dos 420 agentes e 66 delegados de polícia nomeados. Eles terão até 30 dias para entregar a documentação necessária para começar as aulas na Academia de Polícia, as quais estão previstas para iniciarem em julho e finalizarem em meados de dezembro. Após formados, os policiais civis serão destinados para todas as regiões do Estado.

Anterior

O perigo de estar na rua de madrugada

Próximo

Efetivo pode ser reduzido

Deixe seu comentário

Geral