logo RCN

Segurança nas escolas

  • - Educandários da região contam com vigilantes e câmeras

Educandários de Seara contam com vigilantes e câmeras.

O ataque a escola ocorrido na cidade gaúcha de Estação-RS, a duas semanas, onde um adolescente de 16 anos invadiu o local com uma faca matando uma criança, ferindo outras duas e uma professora, reacendeu a preocupação com a segurança dos nossos educandários. Levantamento realizado nesta semana pelo Jornal Folhasete junto à Secretaria Municipal da Educação e a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Seara aponta quase 100% das escolas de Seara e região contam com segurança e videomonitoramento.
Para ser mais preciso, apenas uma escola da rede estadual pertencente à CRE não tem vigilante, a EIEF Cacique Pirã, localizada na área indígena Toldo Pinhal, em Seara, que não fez a solicitação. A escola também não conta com câmeras de videomonitoramento.
Já na rede municipal de ensino, todas as escolas contam com segurança na entrada, além de câmeras de videomonitoramento e alarme, conforme a secretária municipal da Educação, Fabiana Mariani. A secretária destacou ainda que há algumas pendências relacionadas à segurança. “A Escola de Caraíba, por exemplo, foi nucleada este ano. Precisamos cercar e colocar portão eletrônico. Já na Escola Rosina Nardi, um novo portão de entrada está em licitação e precisamos melhorar o cercado”. Com relação à Escola Deolindo Zílio, Fabiana Mariani explicou que com o toldo dos ônibus será instalado um novo portão também. “Sabemos destas demandas e estamos trabalhando para supri-las”. A secretária destacou que “evoluímos muito com relação à segurança, mas sempre temos o que melhorar”.
A supervisora regional da Educação da CRE de Seara, Sandra Anater, ressaltou que, além dos vigias, também há câmeras e segurança armada. “Temos a preocupação com o cercamento das escolas e a preocupação com a permissão de entrada apenas com autorização do diretor. São cuidados para que as crianças, e toda a comunidade escolar, esteja em segurança no âmbito predial do Estado”.
Sandra informou ainda que o governador Jorginho Mello lança para o segundo semestre “a instalação de câmeras de monitoramento do Estado de ligadas à Polícia Militar”, e enfatizou que “as nossas escolas não apresentam nenhum tipo de violência física exterior. Temos os casos corriqueiros, como em qualquer ambiente que haja adolescentes que estejam convivendo. Acredito que as escolas da Regional de Seara, nos oito municípios, tanto estadual como as municipais os secretários de educação têm muito cuidado com esse tipo de segurança”.  

Segurança armada

Na rede estadual, duas escolas de Seara contam com segurança armado na entrada, são as escolas EEB Seara/CEJA e EEB Raimundo Correa. A CRE de Seara explicou que a vigilância armada é de competência da Secretaria de Segurança Pública através do programa Escola Segura e não da Secretaria de Estado da Educação ou mesmo da Regional de Educação. Os demais vigilantes são contratados por meio da Secretaria de Estado da Educação e a empresa que presta os serviços de vigilância orgânica desarmada é a Lince Segurança Patrimonial LTDA. O Estado anunciou nesta semana a compra de mais equipamentos de vigilância para todas as escolas estaduais.

Segurança nas escolas Anterior

Segurança nas escolas

Ex-vereadora alega ameaças e agressões Próximo

Ex-vereadora alega ameaças e agressões

Deixe seu comentário

Geral