logo RCN

Procissão percorre ruas da cidade

Caminhada celebrou a instituição da Eucaristia e o amor de Jesus ao povo.

A celebração do Santíssimo Sacramento do Corpo e do Sangue de Cristo, realizada na última quinta-feira, é carregada de significados. O rito, que acontece tradicionalmente 60 dias depois da Páscoa e após o domingo da Santíssima Trindade, simbolicamente remonta à Última Ceia, quando Jesus reuniu seus discípulos antes de ser crucificado e instituiu a Eucaristia.

Centenas de fieis acompanharam a missa da Igreja Católica e a procissão de Corpus Christi em Seara, neste ano realizada no bairro Industrial. Os tapetes coloridos, com desenhos de objetos sacros elaborados pelos voluntários das comunidades da Paróquia, começaram a ser preparados por volta das 5h. Ali, o sacerdote passa carregando o ostensório com o Corpo de Cristo, refazendo o momento em que o Messias adentrou em Jerusalém.

A procissão saiu da Igreja São José, percorreu parte da rua Herculano Zanuzzo, avenida Paludo e a rua Dom Pedro, fez três paradas para oração e reflexão e retornou ao templo. De acordo com o pároco José Tarcizio Hentz, “esta é uma celebração para mostrar a beleza da força do presente que Deus nos deu com a Eucaristia. É o Pão Vivo descido do céu para fortalecer, animar e ajudar os filhos do Pai Celestial na nossa vida e caminhada, sobretudo nas experiências onde há a comunhão que é a solidariedade, a família, a comunidade e a própria sociedade, que em nosso entendimento é um empreendimento cooperativo e não pode se mover pela ganância, pela competição, porque isso gera todo esse sofrimento que vivemos no tempo presente”. Acrescenta que “ir às ruas com a presença de Jesus na Eucaristia significa assumir a comunhão, o amor e a fraternidade”.

Para dona Elza Maier, 69 anos, moradora do bairro Industrial, participar da Procissão de Corpus Christi significa “celebrar o amor e o exemplo de Cristo na certeza de que Ele caminha conosco”. Dona Nilia Antonietti, 78 anos, do bairro São João, devota fervorosa de Nossa Senhora Aparecida, complementou dizendo que “é importante participar para rezar e alimentar nossa fé. Se eu pudesse não perderia uma missa, porque a fé é a primeira coisa que devemos ter e manter sempre”.

A procissão de Corpus Christi em Seara acontece a cada dois anos.

Município  faz prestação  de contas Anterior

Município faz prestação de contas

Licitação para contratação  de vigilantes Próximo

Licitação para contratação de vigilantes

Deixe seu comentário

Geral