logo RCN

A história recontada com pesquisa e criatividade

História Antiga, Moderna e Contemporânea foi tema da Mostra realizada pela Escola de Educação Básica Seara

História Antiga, Moderna e Contemporânea foi tema da Mostra realizada pela Escola de Educação Básica Seara nesta reta final de ano letivo. Uma leitura diferenciada dos três períodos pesquisados, analisados e recriados pelos alunos do 6° ano II (Ensino Fundamental) e 1° ano III, 2° ano I e II e 3° ano II e III (Ensino Médio), sob a orientação e coordenação da professora da disciplina de História, Analice Barufke.

Os trabalhos renderam um belíssimo resultado do processo de ensino-aprendizagem no decorrer do ano letivo. Além de compartilhar com a comunidade escolar e a sociedade o conteúdo visto e absorvido pelos estudantes, a Mostra também foi uma forma de valorizar a dedicação e empenho das turmas envolvidas. “A realização dos trabalhos teve o objetivo de, além do aprendizado contextual, instigar a criatividade e a inovação dos alunos”, destacou a professora Analice. E quando o ensinar chega com uma proposta descontraída e prazerosa, o desenvolvimento das tarefas inspira, motiva e os resultados surpreendem.

Dentre os trabalhos em destaque, a garotada produziu um jornal da Primeira República entre os anos de 1889 e 1930. A construção ficou sob a incumbência dos terceiros anos do Ensino Médio. A elaboração aconteceu durante o segundo trimestre. “Eles foram divididos em grupos, onde cada um ganhou um recorte temporal. Confeccionaram um jornal com características ortográficas da época, pesquisaram reportagens nacionais e internacionais do período e produziram propagandas similares daquele tempo”.
O Papiro do antigo Egito também ganhou destaque. Foi desenvolvido pelo 6o ano e 1o do Ensino Médio. “Os alunos envelheceram um papel com o objetivo de assimilar a textura de um Papiro. Depois pesquisaram sobre economia, cultura, religião e arte egípcia e produziram o material”.

Os cartazes reproduziram assuntos variados. “Elaborar cartazes é didática habitual. Por isso, neste projeto os estudantes foram instigados a fazer algo diferente, onde cada um poderia, de alguma forma, expor o conteúdo trabalhado na cartolina. O Scrapbook do Brasil (1808- 1889) foi elaborado pelos segundos anos do Ensino Médio e retratou desde a vinda da Família Real para o Brasil até a Proclamação da República.

Não poderiam faltar também os folders, ferramenta um tanto antiga, mas ainda bastante atual. Neles, os segundos anos trabalharam três temas com relação ao regime escravocrata: tráfico de escravos, escravidão no período colonial e escravidão atual no Brasil. “Eles podiam escolher o tema e a forma de confeccionar o folder informativo. Alguns optaram pelas ferramentas digitais. Outros utilizaram mais a forma manual. O resultado dos trabalhos foi excelente e com muito aprendizado”, comentou a professora.
Teve até a produção de um filme fotográfico da Revolução Francesa por parte dos estudantes dos segundos anos. “Eles receberam um fato ocorrido durante a Revolução Francesa e, a partir deste, deveriam pesquisar imagens (fotos, obras, charges) referentes ao ocorrido. Depois, a missão era fazer uma foto com releitura da imagem escolhida”.
Durante a Mostra, as turmas envolvidas nas produções apresentaram e detalharam seus projetos. Os trabalhos ficaram expostos durante uma semana na EEB Seara e encheram de orgulho toda a escola.

Anterior

Foco na área social dá prêmio a Itá

Município comemora 66 anos no dia 13 Próximo

Município comemora 66 anos no dia 13

Deixe seu comentário

Geral