logo RCN

Adiante seu relógio em uma hora

À zero hora deste domingo começa mais uma edição do Horário Brasileiro de Verão para os moradores do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

Nestas localidades os relógios devem ser adiantados em uma hora até o dia 18 de fevereiro do ano que vem.
A mudança é adotada por 11 estados. O objetivo, conforme o supervisor técnico comercial da Celesc de Concórdia, Adilson Dallagnol, é aproveitar o maior período de luz solar possível para economizar energia elétrica nos horários de pico, entre 18h e 21h. A redução da demanda de energia elétrica tem sido, em média, de 4,5% nos lugares onde o Horário de Verão é aplicado. Para se ter uma ideia, a edição de 2016/2017, conforme divulgação do Ministério de Minas e Energia (MME), gerou economia de R$ 159,5 milhões devido à redução no uso de termelétricas, acionadas apenas quando o sistema elétrico nacional precisa reforçar a energia.
O fim do Horário de Verão chegou a ser cogitado pelo governo federal neste ano depois que o MME apontou queda na efetividade do programa, mas por enquanto a decisão é para manutenção. Adilson avalia que "por menor que seja a redução alcançada no período de vigência, ela é importante e traz benefício". O supervisor técnico da Celesc justifica que "historicamente a economia gerada sempre foi pequena, mas faz diferença".
Getúlio Vargas
No Brasil, o Horário de Verão foi instituído pela primeira vez no Verão de 1931/1932 pelo então presidente Getúlio Vargas. Na Europa, o horário vigora de março a outubro. Nos EUA, México e Canadá, de março a novembro.

Anterior

Melhores produtores são premiados

Noite de beleza e homenagens Próximo

Noite de beleza e homenagens

Deixe seu comentário

Geral