logo RCN

Apresentado diagnóstico do turismo

  • - Plano com 190 páginas, elaborado pelo Sebrae, foi apresentado e entregue na última quarta-feira no Auditório Municipal

Depois de várias discussões com a comunidade, poder público e iniciativa privada, Sebrae finaliza documento sobre potencialidades do setor para Seara.

O Plano Estratégico de Turismo de Seara foi oficialmente entregue ao município na noite da última quarta-feira, no Auditório João Furlanetto. O trabalho com mais de 190 páginas começou a ser elaborado em julho de 2022 pelo Sebrae/SC e contou com a colaboração do poder público, entidades, empresas, associações, grupos e a comunidade em geral.
A iniciativa é da prefeitura de Seara, com o objetivo de discutir ações para construir um turismo responsável, sustentável e inclusivo. O documento elenca todas os atrativos do município, sejam eles culturais, religiosos, rurais, indígenas ou ligados a eventos e negócios dos mais variados segmentos. O Plano também pontua e avalia as ofertas de hospedagem existentes em Seara, as opções de gastronomia e as empresas de transporte e turismo. Todos esses pontos foram enumerados de acordo com o relato da comunidade presente nas reuniões e seminários, além das visitas in loco da equipe de consultoria do Sebrae. A partir disso, foi elaborada a matriz SWOT com as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que interferem no desenvolvimento da atividade turística no município.

Entre as forças, o documento cita a riqueza histórica, cultural e científica do acervo do Museu Fritz Plaumann; as belezas naturais; agricultura familiar estruturada, com oferta de alimentos orgânicos e propriedades de referência; ponto para voo de parapente, entre outros. As fraquezas do município consistem na identificação e sinalização dos atrativos turísticos; ausência de banheiros públicos; quedas frequentes de energia elétrica e cobertura de internet na área rural; ausência de um Centro de Informações ao Turista, além de guias e condutores; e oferta de hospedagem, entre outros fatores. As oportunidades estão na localização da cidade com proximidade a Chapecó; existência de rotas turísticas regionais; tendência por viagens mais curtas, destinos de experiência e envolvimento com pequenas comunidades, além da força do nome Seara em todo o Brasil em função do frigorífico. Já as ameaças listadas pela equipe de trabalho foram as condições precárias nas rodovias estaduais e federais de acesso; preferência por destinos de sol e praia em Santa Catarina; e falta de política governamental para o desenvolvimento e promoção de destinos no interior do Estado, entre outros.

A observação desses pontos e a construção do Plano Estratégico do Turismo permitem o planejamento por parte da Administração Municipal e da iniciativa privada. Algumas ações propostas devem ser imediatas, como a criação do Conselho Municipal de Turismo, que permitirá que a cidade integre o Mapa do Turismo Brasileiro. Além disso, o prefeito Kiko Canale, durante o evento de quarta-feira, confirmou que fará a nomeação de um profissional para atuar diretamente no setor. “Queremos fomentar o turismo local e dar esse apoio, por isso vamos fazer acontecer”. A consultora do Sebrae, Silvia Nowalski, corrobora com o pensamento do prefeito. “O primeiro passo é fortalecer a governança local. É preciso que haja um grupo forte e plural, que tenha representantes da iniciativa privada, do trade turístico, do comércio e do poder público para colocar as ações construídas em conjunto em prática”. Acrescenta que “formalizar a pasta do turismo é fundamental, com uma pessoa responsável e orçamento para trabalhar, porque existem ações que também competem ao poder público, como a questão do acesso e infraestrutura urbana”.

O município já tem uma rota de turismo rural estabelecida, mas, conforme a consultora, é necessário ter mais produtos à disposição. “A rota é diferenciada, mas precisamos diversificar, ter uma gama de produtos que motivem o deslocamento, que façam com que uma pessoa decida sair da sua cidade para vir para cá, seja com gastronomia típica, outras rotas ou com eventos que atraem um maior fluxo”.


Participação

Para a consultora do Sebrae/SC, Silvia Nowalski, é de fundamental importância que a comunidade local conheça os atrativos turísticos da cidade. “Primeiro é necessário que as pessoas entendam o turismo e compreendam quais benefícios ele pode trazer para Seara. Quando um turista chega na cidade e para num posto de gasolina para pedir informação, por exemplo, quem o atender precisa estar preparado e conhecer o que o município oferece para poder indicar. Então, ele vai conseguir falar com muito mais propriedade e muito mais paixão”.

Casan alerta população sobre o Verão Anterior

Casan alerta população sobre o Verão

Próximo

Foco na área social dá prêmio a Itá

Deixe seu comentário

Geral