logo RCN

Belos Montes recebe outorga para migrar

  • - Diretor da Rádio Belos Montes, Clélio Ivo Dal Piaz no momento da assinatura do ato

Em ato realizado ontem no Auditório do Teatro Pedro Ivo Campos, na sede do Governo do Estado em Florianópolis, a Rádio Belos Montes de Seara recebeu outorga para migrar de Rádio AM para FM.

O ato foi assinado pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab. Outras 14 emissoras catarinenses foram contempladas com a mesma autorização na solenidade que teve também a presença do governador Raimundo Colombo, secretária de Comunicação Eletrônica do MCTIC, Vanda Bonna Nogueira, presidente da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão, Marcelo Petrelli, autoridades e radiodifusores.
O diretor da Rádio Belos Montes, Clélio Ivo Dal Piaz, que representou a empresa na Capital do Estado, disse que "a outorga significa um importante avanço para emissora e para toda a região". Destacou que é uma honra para a Belos Montes ser pioneira no Alto Uruguai Catarinense e uma das primeiras do Brasil a participar dessa transformação. Ressaltou que é uma conquista "para os nossos atuais e novos ouvintes, parceiros e patrocinadores".
O próximo passo será a apresentação do Projeto de Localização e Instalação ao Ministério das Comunicações. A previsão é que a Rádio Belos Montes comece a operar em FM ainda no primeiro semestre deste ano. Inicialmente as transmissões poderão ser feitas simultaneamente em AM e FM. A mudança vai elevar a qualidade do sinal das transmissões e permitirá que a Belos Montes seja sintonizada com mais facilidade em dispositivos móveis, como tablets e smartphones.
A migração das rádios que operam na faixa AM para o espectro das FMs visa fortalecer as emissoras de rádio que hoje são prejudicadas pelas interferências no dial AM. Esse problema é motivado pela presença de interferências na faixa AM que geram "ruídos" na sintonia dessas estações. Quanto maior o centro, mais difícil é a captação. No FM essas emissoras terão uma sintonia mais fácil e uma qualidade de áudio superior.
Na primeira fase estão migrando para dial FM as emissoras das cidades menores, onde existe espaço entre os canais 87.7 MHz até o 107.9 MHz. Nas capitais e cidades de maior porte será criado o dial estendido (ou faixa estendida), que vai de 76.1 MHz até 87.5 MHz. Esse procedimento será adotado até 2018, quando as emissoras de TV vão concluir a transição do sinal analógico para digital.

Anterior

Complicações nas áreas industriais

Preço do suíno em alta Próximo

Preço do suíno em alta

Deixe seu comentário

Geral