logo RCN

Carnaval Náutico é preparado

A uma semana do início de mais uma edição do Carnaval Náutico de Itá, o jornal FolhaSete visitou as agremiações e apresenta os preparativos e apostas das escolas de samba Foliões do Lago e Inocentes que devem encantar o público nos desfiles programados para os dias 6 e 8 de fevereiro.

Campeã do ano passado e em busca do tetracampeonato, a Foliões do Lago tem como tema para este Carnaval os "Jogos" e vai levar para a avenida símbolos tanto considerados de sorte, como a coruja, ferradura e a cigana, quanto os elementos tidos de azar, entre eles gato preto, bruxas e o temido espelho quebrado. A escola vai contar com 11 alas, três carros alegóricos e mais o abre alas. No total serão cerca de 230 participantes na avenida do samba. Por ser a atual campeã, a Foliões será a primeira a desfilar no sábado, noite em que os jurados vão avaliar as agremiações. 
No barracão onde a escola realiza a montagem das fantasias e alegorias, o trabalho se intensifica a cada dia para deixar tudo pronto para o desfile. O presidente da Foliões, Luiz Alfredo, destaca que "é um momento importante, pois estamos ultimando a confecção dos carros e das fantasias. O pessoal se reveza durante o dia e à noite também para que tudo fique bonito. O povo pode ter certeza que entraremos na avenida com muita alegria, fazendo uma grande festa e em busca do quarto título".
Conforme Luiz Alfredo, "o tema principal são os "Jogos". Trabalhamos elementos de sorte e azar. É uma temática boa de trabalhar, como os jogos de baralho, a roleta, entre outros, mas também exige muita criatividade. Precisamos desvendar o enfoque na avenida, essa é a proposta". Já o samba enredo aborda uma proposta descontraída em meio aos jogos. Segundo o presidente, "é um samba animado do início ao fim, com muita alegria e que vai fazer o povo cantar junto". 
Quanto aos investimentos, a escola contou com o repasse de R$ 75 mil por parte da Liga das Escolas de Samba de Itá, o que, de acordo com Luiz Alfredo, "é um bom valor e dá para fazer um carnaval bacana". Ele também comentou sobre a desistência da escola Kizomba, que foi multada e não vai participar do desfile este ano. "Ficamos tristes, pois quanto mais agremiações, melhor é o Carnaval, mas acredito que ano que vem eles voltem e tudo se restabeleça".
Inocentes quer o oitavo título em 2016
A maior vencedora do Carnaval de Itá, com sete títulos em 12 desfiles, quer voltar a triunfar na avenida em 2016.
Para isso, a Escola de Samba Inocentes aposta no tema "Alice no País das Maravilhas" e pretende levar para a avenida do samba todo o encanto e magia em forma de cores, enfeites e fantasias. Ao todo serão nove alas, três carros alegóricos e 260 participantes no desfile, que, segundo a agremiação, terá como destaque a Comissão de Frente, Mestre-Sala e Porta Bandeira.
Para o presidente da escola, José Carlos Makimowski, "o que foi fundamental para a escolha do tema é o fato de a história ser alegre e, por isso, podemos trabalhar bem a questão das cores. Esperamos apresentar um ótimo desfile e contagiar o público que virá nos assistir". O presidente destaca que "agora está chegando a hora, o grande momento se aproxima e todo mundo tem se ajudado com o objetivo de deixar tudo pronto para mostrarmos o que temos de melhor"
Terceira colocada em 2015, a Inocentes busca retomar o rumo das conquistas, se consolidando cada vez mais como a maior vencedora do Carnaval Náutico de Itá. "A expectativa nossa é de no dia 9 comemorarmos o primeiro lugar levantando mais um título. Dos 12 carnavais já realizados, levamos sete títulos e sempre se busca mais", enfatizou o presidente.
José Carlos também comentou sobre o fato de competir apenas contra uma concorrente. Declarou que "nossa cidade é pequena e as escolas proporcionalmente até tem um número grande de participantes. A desistência da escola Kizomba diminuiu o brilho do Carnaval de Itá, mas não desanima as outras agremiações. Estamos aí, vamos para o desfile e o evento vai acontecer da mesma maneira". O macote da Inocentes é o Serelepe.
 

Anterior

Balanço da operação

Próximo

À espera do resultado

Deixe seu comentário

Geral