logo RCN

Balanço da operação

Termina amanhã a Piracema 2015/2016, período de proibição de pesca por conta da reprodução de peixes.

Enquanto no Brasil a medida começou a valer em 1º de novembro, na Bacia do Rio Uruguai, nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul a proibição iniciou no dia 1º de outubro. De acordo com o sargento da Polícia Militar Ambiental de Chapecó, Claudemir Padilha dos Santos, neste ano houve redução de material apreendido durante o período. "Temos a grata satisfação de dizer que houve diminuição de material recolhido e também de pessoas que foram responsabilizadas por crime ambiental".

Segundo o sargento, durante a Piracema foram apreendidos aproximadamente quatro mil metros de redes, dois molinetes e outros petrechos utilizados para pesca ilegal. "Em toda a nossa região de abrangência da Bacia do Rio Uruguai foram apreendidos materiais, inclusive em Itá".Ele disse que uma das operações que chamou a atenção foi a realizada ainda em dezembro, quando foram apreendidos 1.100 metros de redes de pesca, além de outros materiais de uso proibido. Também foi realizada a soltura de peixes que estavam presos nas redes encontradas ao longo do lago da Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó. Nenhum responsável pelos materiais apreendidos foi localizado, com isso somente os petrechos que estavam dispostos ao longo do rio foram recolhidos e encaminhados para a descaracterização. Durante a operação os policiais devolveram ao habitat aquático alguns exemplares de peixes de tamanhos e espécies diversas que se encontravam presos nos equipamentos utilizados para a pesca ilegal, pois apresentavam condições de retornarem ao rio. 
Padilha destaca que agora a pesca será liberada, mas com algumas restrições. "A fiscalização continuará. A gente pede para a população que, ao perceber qualquer tipo de atos ilícitos, que denunciem". Explica que mesmo fora do período de Piracema é proibida a pesca com alguns tipos de redes. "Há algumas redes que não são permitidas devido as dimensões e as pessoas que forem utilizar equipamentos permitidos devem estar credenciadas para a pesca".

Anterior

Sem prazo para edital

Próximo

Carnaval Náutico é preparado

Deixe seu comentário

Geral