logo RCN

Chuvas regularizam as águas

  • - Abatastecimento para dessedentação animal está garantido

ALÍVIO Agora o município pode concentrar esforços em outras ações importantes na cidade e interior

Tudo indica que a forte estiagem que sacrificou Seara e região nos últimos meses ficou para trás. O transporte de água, tanto na cidade quanto no interior do município, cessou em relação à escassez de água. Agora, é possível respirar aliviado. Foram mais de 150 milímetros em apenas duas semanas.

O secretário da Agricultura e Meio Ambiente de Seara, Renato Tumelero, informou que com as precipitações registradas nos últimos dias a situação voltou à normalidade. “Não temos mais propriedades a serem atendidas”. Agora, segundo ele, “vamos encaminhar visitas para que as propriedades se reestruturem de maneira que o abastecimento de água seja suportado nos períodos de estiagem”. E reforçou que o programa de incentivo às cisternas com gratuidade de horas-máquina continua.

Com relação aos reflexos provocados pela seca, Tumelero explicou que “como ocorreram chuvas mal distribuídas, as perdas foram pontuais e reduzidas. As lavouras de grãos ficaram para silagem, por exemplo. O que ficou um pouco prejudicado foi o atendimento às silagens em decorrência do volume de pedidos”.

A atualização das indicações climáticas, conforme o secretário da Agricultura, afasta qualquer tipo de preocupação com a seca. “Os alertas meteorológicos nos remetem para uma atenção redobrada com o fenômeno El Niño. Então, estamos sempre na dubiedade, entre estiagem e o excesso de chuva. Mas a recomendação de encaminhamentos que se têm agora é de ações preventivas, principalmente no que tange à cobertura do solo para evitar processos corrosivos e atenção a esses alertas de precipitações elevadas a partir do mês de julho”.

Em 13 de dezembro de 2022 Seara decretou situação de emergência em função da estiagem, mas a cidade ainda não recebeu recursos dos governos. Por enquanto, de acordo com Renato Tumelero, “só houve reconhecimento da situação pela Defesa Civil do Estado e da União. Por ora, só envolvimento, comprometimento zero com o município. As despesas estão sendo absorvidas pelos produtores, que tiveram perdas, e pelo poder público municipal, que auxiliou onde foi possível”.


Transporte suspenso

O gerente local da Casan, Renato Scussel, informou que o transporte de água na cidade encerrou ainda em 7 de abril. Disse que a barragem de captação de água cheia e o abastecimento à população está normal. A JBS também está com o transporte de água até as lagoas de captação suspenso.

Prioridade para roupas, calçados e cobertores Anterior

Prioridade para roupas, calçados e cobertores

Centro de Múltiplas Atividades Próximo

Centro de Múltiplas Atividades

Deixe seu comentário

Geral