logo RCN

Eleições agitam toda a região

Pleito unificado acontece dia 10 de outubro em todo o Brasil

No domingo, 10 de outubro, os searaenses escolherão os cinco conselheiros tutelares que vão atuar no município nos próximos quatro anos. A eleição ocorre das 8h às 17h, na EEB Seara.

A Belos FM tem feito uma série de entrevistas com os sete candidatos. Veja o que cada um deles pensa sobre o papel do Conselho Tutelar:


Aline da Costa

“O Conselho Tutelar é um órgão colegiado, junto ao Ministério Público e outras entidades, que busca o melhor para nossas crianças e os nossos adolescentes na garantia dos direitos e deveres de cada um, sempre com o mesmo objetivo de tornar as nossas crianças e jovens pessoas íntegras para a sociedade”.


Andriele Rezena

“O Conselho Tutelar desempenha um papel essencial na defesa das crianças e dos adolescentes, atuando de forma preventiva e intervindo em casos de violação desses direitos. É um órgão essencial para a promoção da cidadania e a garantia do bem-estar das futuras gerações”.


Cristina Presoto

“Ser membro do Conselho Tutelar é zelar pelo cumprimento dos direitos e deveres das crianças e dos adolescentes. Ao contrário do que muitos pensam, não é uma tarefa tão simples. É necessário saber lidar com várias situações delicadas do nosso dia a dia. É preciso conhecer os sistemas de garantia de direitos que o nosso município tem disponível e, principalmente, saber quais as melhores medidas a serem tomadas em cada caso”.


Ivanete de Oliveira

“O Conselho Tutelar é um órgão responsável por zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes, atuando em casos de violação desses direitos, como situações de abuso sexual; negligência; exploração e violência; e assim aplicando as medidas pertinentes em cada caso. Além disso, o Conselho Tutelar também tem função de aconselhar e orientar pais e responsáveis”.


Jorge Simon

“O Conselho Tutelar desempenha um papel fundamental na proteção e defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. No meu ponto de vista, uma das principais responsabilidades é zelar pelos direitos da criança e do adolescente, atendendo as denúncias de violação dos direitos, aconselhando e orientando com medidas de proteção e articulação com outros órgãos, fiscalizando e acompanhando, além da promoção de políticas públicas também”.


Pablo Canale

“Orientar pais e responsáveis. Esta é a função básica e primordial do Conselho Tutelar. O principal papel que eu vejo do conselheiro é saber orientar corretamente, saber definir um caminho para aquela família, pai, mãe ou responsável e até mesmo o próprio adolescente, para que ele consiga vislumbrar no horizonte um caminho que ele possa seguir. As vezes não é nada grave, mas é preciso correção para que o caso não retorne”.


Rosane Silvestri

“A principal função é zelar pela garantia do cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes, seguindo o ECA – Estatuto da Criança e Adolescente, que é a nossa ferramenta de trabalho. Cabe ao Conselho Tutelar agir sempre quando os direitos das crianças e dos adolescentes são ameaçados ou violados pela sociedade, pelo estado, pelos pais e responsável ou ainda pelas razões da sua própria conduta”.

Mês de prevenção a casos de suicídio Anterior

Mês de prevenção a casos de suicídio

Momento para pedir e agradecer Próximo

Momento para pedir e agradecer

Deixe seu comentário

Geral