logo RCN

Estradas rurais terão que ser adequadas

A prefeitura de Seara, por meio da Secretaria do Interior, já deu inícios aos trabalhos de melhoria e adequação das estradas gerais e secundárias.

O novo Plano Diretor, aprovado pelo Legislativo e sancionado no final do ano de 2016, estipula medidas e normas a serem respeitadas no que tange às estradas do interior. Uma delas está relacionada à largura.
De acordo com a nova legislação, para as estradas gerais, a largura total estipulada é de 10 metros, sendo quatro metros para a passagem de veículos em cada sentido e mais dois de acostamento, um de cada lado. Para as estradas secundárias, a largura total é de oito metros.
Conforme o vice-prefeito de Seara, Flávio Ragagnin, áreas de plantio, cercas e construções também precisam respeitar algumas medidas. "Nas gerais, partindo do meio da via, são necessários cinco metros para construir uma cerca. Para plantio e reflorestamento, são oito metros e para construções é necessária uma distância de 14 metros do meio da estrada". Já para as vias secundárias e pequenos acessos a propriedades, Ragagnin explica que "sempre partindo do meio da estrada são quatro metros para cerca, sete metros para plantio e reflorestamento e 13 metros para construções".
O vice-prefeito ressalta que praticamente nenhuma rodovia do interior do município de Seara tem tamanhas dimensões. "Claro que vamos avisar e conversar com os produtores. O agricultor também tem que entender a necessidade, pois hoje o fluxo de caminhões é muito grande. Precisamos eliminar os carreiros. Tem propriedade que não tem condições de passar um veículo sequer".
Ragagnin lembra que esse é um projeto de governo e que deve ser mantido. "É um novo tempo para as estradas do interior. Será um trabalho árduo, mas que precisamos fazer. Já estamos reabrindo e alargando para também dar mais segurança para quem transita pelo interior".
Para garantir a continuidade do trabalho há necessidade de ampliação do parque de máquinas, como caminhões, patrolas, retroescavadeiras e rolo, entre outros que já estão sendo viabilizados, segundo informações do vice-prefeito Flavio Ragagnin.
Início
O secretário do Interior, Luiz Benatti, explicou ao Folhasete que "estamos realizando os trabalhos nas comunidades de São Rafael, Santa Lucia e Água Bonita. Onde está quase 100% e em linha Consoladora, com reabertura, patrolamento e cascalhamento".

Anterior

Eventos no dia da emancipação

Programação com grande público Próximo

Programação com grande público

Deixe seu comentário

Geral