logo RCN

Exposição valoriza produção dos alunos

  • - Produções foram apresentadas à comunidade escolar

EEB RAIMUNDO CORRÊA Trabalhos contemplaram diversas áreas do ensino-aprendizagem

A Escola de Educação Básica Raimundo Corrêa encerrou de forma positiva o primeiro semestre do ano letivo. Na sexta-feira, dia 14, antes da pausa para as férias de julho, a Instituição organizou uma exposição dos trabalhos realizados com os estudantes do Novo Ensino Médio (NEM) envolvidos nas Trilhas de Aprofundamento em Ciências, que engloba as disciplinas de Química, Física e Biologia; de Humanas, que integra História, Geografia, Filosofia e Sociologia; e de Linguagens, dentro das disciplinas de Português, Inglês, Educação Física e Artes.
Foi uma bela amostra da dedicação, do empenho e do conhecimento adquirido no período, compartilhado com toda a comunidade escolar num momento especial dedicado à educação e à formação de qualidade. De acordo com a direção da escola, entre os destaques está o projeto intitulado “Mundo do trabalho no território catarinense”, onde a turma da 2a série 1 foi dividida em cinco grupos, sendo eles imigrantes, indígenas, jovens, etnias e mulheres, o que resultou em palestras relatando as especificidades de cada tema. Os estudantes fizeram pesquisas, conversaram e participaram de viagens de estudo sob a orientação dos professores Alana Rech, Sandra Kuester, Fabrício Orlando e Maicon Carlesso.

Já a trilha Ciências da Natureza concentrou seus estudos na disponibilidade e qualidade da água, este recurso natural tão precioso. Eles atrelaram à atividade a realização de experimentos em laboratório. Foram coletadas amostras de água em diferentes propriedades e feitas análises de pH, coliformes fecais e totais. Do total de análises coletadas, aproximadamente 42% apresentava algum tipo de contaminação. Também ocorreram diversas visitas dentro da temática, como a usinas observando a importância da água na geração de energia. Houve ainda a verificação in loco de um rio com características naturais de preservação. Para grata surpresa do grupo, a água do córrego não apresentava contaminação. Para concluir, em uma propriedade rural que coleta a água da chuva e a direciona à manutenção das suas atividades foi possível comprovar a eficiência das cisternas.

Conforme os alunos, o estudo de forma específica de Ciências da Natureza contribuiu para a ampliação de conhecimentos e, ao mesmo tempo, desempenhou papel importante na realização de práticas de laboratório. Esta trilha teve o acompanhamento e orientação dos professores Carlos Bublitz e Naiton Tartaro. Com a garotada da 2ª série 3 o foco foi a Produção Cultural através de Podcast, vídeos, jornal e sites. Este grupo também fez viagem de estudo e participou de palestras e discussões para desenvolver o trabalho. As aulas foram ministradas pelos professores Fernanda Bisollo, Cristiane Zandonai, Ana Paula Braga e Evandro Viott.


Apresentação

Uma apresentação artística com professores da Casa da Cultura abrilhantou a exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos da EEB Raimundo Corrêa.

Safra terá R$ 200 mi em Seara Anterior

Safra terá R$ 200 mi em Seara

Próximo

ARVOREDO Nova diretoria é empossada

Deixe seu comentário

Geral