logo RCN

Fiéis lotam Santuário de Salette

  • - Crianças educadas para a importância da fé

Cerca de cinco mil fiéis peregrinos participaram da 68a Romaria de Nossa Senhora de Salette, realizada em linha Salete-Seara no último domingo.

A programação iniciou com a procissão por volta das 8h em direção ao Santuário de Salette e reuniu romeiros de várias regiões.
Cedinho já havia movimentação no local. Muitos devotos preferiram agradecer as graças alcançadas e fazer novos pedidos muito antes da caminhada. Famílias inteiras e pessoas de várias idades criaram um clima envolvente e contagiante de energia renovadora através da fé que esta celebração religiosa proporciona.
Pés descalços, com flores nas mãos e velas, em meditação e oração, o sobe e desce até o alto do Santuário durou a manhã inteira. A pé, percorrendo cerca de seis quilômetros de extensão, a devoção foi muito maior que o cansaço. A emoção visível no rosto da multidão e as mensagens entoadas pela coordenação da parte religiosa mudaram até a cara do tempo, que de início estava meio acabrunhado.
Elivete Deliberal, do bairro Garghetti, participa da Romaria há vários anos. Normalmente seguia em procissão a pé. Com a chegada dos filhos mantém a tradição, mas agora faz o trajeto de carro. Explica que a fé é tudo. "É importante porque reúno minha família para rezar, ter harmonia e paz e passar um dia diferente juntos". Relatou que já conquistou várias graças através de sua devoção.
Dona Elisandra Salete Klein, do Bairro das Nações, há 15 anos não perde a Romaria de Salette. "A gente vem para agradecer e pedir saúde, porque isso é o mais importante". A devota Salete Valentini Scussel, com pés descalços, pelo quarto ano caminhou do centro de Seara até o Santuário para agradecer. "Entendo que não temos somente que pedir, mas agradecer por todas as coisas boas que recebemos, especialmente minha saúde e de minha família. Apesar dos problemas do dia a dia, sempre temos o que agradecer. É essa fé que nos move e nos dá força para seguirmos nossas jornadas".
A Romaria teve o comando dos padres da Paróquia de Seara. Domingos recepcionou os fiéis no Santuário. Cleto conduziu os romeiros, com auxílio do padre Airton Maltauro, atualmente em Ipumirim. Também participaram os ministros da liturgia.
O sermão forte e incisivo do padre Dominguinho foi de reforço à fé, da conduta correta dos cristãos, da responsabilidade social e de cidadania que cada um tem nesta jornada, especialmente para com o próximo. Ele falou das escolhas que fazemos, desde o alimento que consumimos às decisões políticas, da preservação dos recursos naturais, do respeito às crianças e aos idosos. A missa encerrou por volta do meio-dia. Após houve almoço e à tarde teve a meditação do terço e bênçãos. 

Festival revela novos e bons talentos Anterior

Festival revela novos e bons talentos

Municípios ganham prazo extra Próximo

Municípios ganham prazo extra

Deixe seu comentário

Geral