logo RCN

Fiscalização deve ser ampliada

  • - Vigilância Sanitária fará inspeção no Cemitério Municipal nos próximos dias para verificar situações de risco

Trabalho nos cemitérios será realizado nos próximos dias.

A situação da dengue em Seara tem sido mais tranquila em comparação ao cenário registrado no ano passado. No entanto, a Vigilância Sanitária do município reforça que basta um simples descuido da população para retornar ao quadro gravíssimo enfrentado anteriormente.

A cidade contabiliza este ano 14 casos da doença. Dois deles são importados. Há ainda um paciente sob investigação aguardando o resultado de exame.

A coordenadora do Programa de Combate à Dengue e fiscal da Vigilância Sanitária de Seara, Cintia Mara Schwartz, destaca que as orientações de prevenção permanecem. “as dicas são as mesmas. Que as pessoas verifiquem com frequência ao redor de suas casas e terrenos e não deixem nada que possa acumular água, vasos de plantas ou calhas, pois qualquer recipiente vira criadouro do inseto”. O monitoramento da incidência do mosquito Aedes aegypti prossegue de forma intensiva através das armadilhas colocadas em pontos estratégicos.
A fiscal relata que o trabalho não cessa. “Antes do Dia de Finados fizemos uma mobilização instalando em todos os cemitérios, tanto da cidade quanto do interior, placas orientativas sobre as medidas de cuidados para evitar possíveis criadouros. Após o Finados, a gente aguarda 10 dias para fazer a limpeza e retirada dos objetos em situação irregular no Cemitério Municipal. Pedimos que as comunidades façam o mesmo nos cemitérios do interior”.

Cintia informou ainda que dentro da organização do setor e cumprindo com o Plano de Contingência será contratado em breve o serviço para inspeção na parte superior nos locais de difícil acesso através de drone. Com relação aos mutirões de limpeza, será providenciado o mapeamento dos focos e, posteriormente, ocorrerá a avaliação da necessidade de realizar a ação. Fiscalizações de denúncias são realizadas pela equipe de agentes de endemia. Por hora, segundo Cintia Mara, não há ocorrências graves. “Acredito que devido à situação do ano passado as pessoas estão mais conscientes porque sofreram com a dengue e ninguém quer passar por isso novamente”.


Medidas

A recomendação geral é que a comunidade se mantenha atenta e realizando as medidas básicas de prevenção.

A pirâmide etária de Seara Anterior

A pirâmide etária de Seara

FESTA - Tradição, alegria e bom público na Oktoberfest Próximo

FESTA - Tradição, alegria e bom público na Oktoberfest

Deixe seu comentário

Geral