logo RCN

Incentivo à leitura

Paulo Jocelí de Jesus Naissinger, 35 anos, é motorista do transporte escolar de Seara.

Ex-caminhoneiro, sempre gostou de ter na boleia do caminhão jornais e revistas e estar ligado nas notícias.
Levando a garotada para as escolas da cidade, há cerca de três meses resolveu apostar na iniciativa que se reflete direta e intensamente na vida dos alunos. Ele contribui com o aprendizado incentivando-os a ler. E todos sabem que quem lê recebe incontáveis benefícios, pois escreve bem, interpreta corretamente, desenvolve o senso crítico, adquire conhecimento e de quebra conhece coisas, lugares, histórias e fatos de qualquer ponto sem sair do lugar.
Paulo contou ao Folhasete que a ideia da biblioteca itinerante lhe ocorreu quando via que a galerinha que ele transporta, na faixa etária dos cinco anos até os pré-adolescentes, lia com empolgação histórias em quadrinhos, os famosos gibis. "E o meu filho mesmo também adora gibis. Então pensei em algo para que eles pudessem trocar os livrinhhos depois de lidos uns com os outros".
Assim surgiu a Gibiteca do Polentão. O forte são os HQs, mas já ampliaram-se as possibilidades e há vários livrinhos à disposição. O bacana da ideia, é que não há uma obrigação e a relação de empréstimo é na base da confiança. "Combinamos que eles retiram os livros e ficam dois dias com eles para ler, depois devolvem. Não marco nome, nada. Cada um é responsável por retirar, ler e devolver. É uma forma de mostrar meu respeito por eles e eles por mim. Funciona muito bem". Ressalta que para melhorar o acervo, tem uma campanha no município. "A direção da Deolindo Zílio me apoiou e me forneceu caixinhas que distribuí pela cidade e vou no comércio solicitando apoio". Hoje, são cerca de 200 livrinhos entre revistas em quadrinhos e os demais. "Nem estou dando mais conta, pois há crianças de outras escolas emprestando". Acredita que está dando certo por ser uma leitura recreativa. "Não há obrigação. Alguns lêem dentro do ônibus mesmo. Ler é importante, e esse conhecimento é algo que ninguém vai tirar de você!". Quem quiser contribuir com a Gibiteca pode deixar exemplares na recepção da Rádio Belos Montes ou na garagem da prefeitura.

Anterior

SOS RIO CAÇADOR

Próximo

Novos casos ampliam o alerta

Deixe seu comentário

Geral