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Mais de 10 mil notificações

No ano passado, de acordo com o responsável pelo Procon Regional de Seara, Clodoaldo Weber, o setor de telefonia continuou liderando a lista de registros de reclamações no órgão, somando em torno de 40% do total das queixas.

Na sequência vem as agências de crédito. "Especificamente com os financiamentos consignados para aposentados. Apesar de que no ano passado havia reduzido um pouco com as palestras que fizemos, alertas, reuniões e divulgações, mas o pessoal tem memória curta. Ainda assim houve uma procura significativa por problemas nesse sentido". 
Clodoaldo relatou que um caso, na semana passada, chamou a atenção, pois uma senhora que estava com a dívida praticamente quitada recebeu a visita de um agente financeiro de Chapecó, que a convenceu a reprogramar as dívidas e a deixou com mais seis financiamentos. "Um absurdo. Este cidadão usou de má-fé e a deixou numa situação bastante complexa. Até encaminhamos esse caso ao Ministério Público, que deve entrar com uma ação criminal contra ele, porque o que ele fez com a idosa não tem explicação".
Houve ainda problemas relacionados à água e energia elétrica, entre outras situações. No entanto, de acordo com o coordenador do Procon, o índice de reclamações em geral reduziu cerca de 30%. O chefe do Procon alerta para novos golpes que estão sendo aplicados com relação às compras em sites de internet. "Todo dia aparece um golpe novo. Agora tem vindo o boleto falsificado e não tem o que fazer. Os bancos já alertam em cima dos boletos que é para verificar o número do código de barras inferior com o número do código na parte superior do boleto. Tem que ser igual. Se não for assim, é falso". No final do ano houve três registros deste problema. Porém, depois de pagar o documento, não tem retorno. "Geralmente ocorre com os boletos que vêm no sistema de celular". 

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