logo RCN

Mês focado no combate ao preconceito

  • - Atenção! Na programação citada no folder acima, o evento marcado para 25 de novembro, às 9h, na verdade será realizado na próxima segunda-feira.

Objetivo da ONG Niara é provocar debates sobre conscientização na sociedade.

O Dia da Consciência Negra, reverenciado em 20 de novembro vai muito além de uma simples data celebrativa. Trata-se de um movimento, árdua luta pelos direitos tolhidos de uma vida toda, de gerações. Ferida profunda, dolorosa e extremamente triste na história da humanidade que talvez um dia cicatrizará, porém nunca se apagará. Mas esse movimento vem firme e precisa crescer, engajar, para que a crueldade que ainda enfrenta nos dias atuais, seja aplacada e que pelo menos não encontre espaço para avançar, porque todos, dentro da diversidade e pluralidade devemos ter os mesmos direitos e sermos respeitados, sem importar cor, credo, raça, condição social ou gênero.

A Niara – Organização Negra, de Concórdia, é uma das instituições mais representativas na região desse justo movimento. O presidente, Ary Barreiros, informou que conjuntamente com a Secretaria Municipal de Cultura de Concórdia, uma série de atividades serão realizadas “com a nossa preocupação permanente, pois quando se fala de consciência num país, principalmente numa região onde você discute consciência negra e as pessoas rebatem dizendo que temos que discutir consciência branca, a resposta evidencia a dificuldade de entendimento dessa temática”. Em razão disso, segundo o presidente da Niara, “um dos nomes confirmados da programação, no dia 25, no Centro Cultural, é o da promotora Lívia Sant’Anna Vaz que, inclusive está sendo cotada a ocupar uma cadeira no Supremo Tribunal Federal”. Além dela, outras autoridades no assunto participarão de seminários em diferentes locais, bem como rodas de conversa, para discussão e reflexão com enfoque nas diversas questões e enfrentamentos do povo negro a exemplo do racismo estrutural e recreativo, preocupação sobre ascensão do nazismo no Sul do Brasil, entre outras de 20 a 27 de novembro. No domingo, 26, terá também uma grande feijoada no Boteco do Maiquinho e Roda de Samba. A programação encerra com uma apresentação músico-teatral no Sesc com a atriz e cantora paulista Dandara Manoela. “Vai ser uma semana bem recheada com discussões e reflexões importantes para a sociedade”, comenta.

Domingo foi de provas em Seara Anterior

Domingo foi de provas em Seara

Seara está bem representada Próximo

Seara está bem representada

Deixe seu comentário

Geral