logo RCN

Milhares de pessoas devem visitar a Faeps

  • - Sexta-feira foi de preparação final para o início do evento

Parque do CTG Seara e Pampa é preparado para uma das maiores festas agropecuárias de SC

Considerando a procura dos expositores por espaços para a VII Faeps e a XII Festa Catarinense da Suinocultura de Seara, que chegou ao limite máximo, o evento deverá mais uma vez surpreender. A programação, que começou ontem e encerra neste domingo, reúne animais, produtos e serviços relacionados ao agro no CTG Seara e Pampa, além de shows e a gastronomia.

O presidente da Comissão Central Organizadora e secretário municipal da Agricultura de Seara, Renato Tumelero, destaca que todos os espaços para expositores esgotaram. “Chegamos no limite das vagas”. São mais de 80 expositores. “Se o tempo colaborar somente no domingo deveremos ter um público de cerca de oito mil pessoas”.

A exposição terá bovinos de corte e leite, ovinos e também pequenos animais. Ontem aconteceu um coquetel de confraternização com os expositores e promotores do evento e a abertura do parque para visitação. Artistas locais se apresentaram no palco principal da Arena de Shows.

Hoje, a visitação estará liberada a partir das 9h. Às 10h começam as apresentações artísticas locais. Ao meio-dia será servido almoço à base de carne de cordeiro no Galpão. As fichas custam R$ 60 e estão à venda com os membros do Núcleo de Criadores de Ovinos. Às 14h acontece o julgamento dos 48 gados leiteiros participantes do concurso.
Com relação ao gado de corte, haverá exposição de dois exemplares de um produtor local e 14 de pecuaristas da região que divulgarão o Remate Searaense de Gado Geral, marcado para 19 de maio. Também estarão expostos na Faeps 18 ovinos e exemplares de caprinos. Ainda no sábado, às 15h, terá reunião do Conselho Deliberativo Superior da ACCS na Escola Deolindo Zílio. E a partir das 20h acontecerá o show do cantor nativista Baitaca.

No domingo, último dia de Faeps, os trabalhos começam às 6h com acendimento do fogo nas 38 churrasqueiras disponíveis. Às 8h o parque novamente será aberto para visitação. Já a partir das 10h começa a degustação da carne suína. Os grupos interessados em participar do concurso deverão se inscrever na hora e às 11h30 entregar seus pratos para julgamento. Ao meio-dia será servido o almoço à base de carne suína no Galpão. As fichas estão à venda por R$ 40, com membros da patronagem do CTG. Cerca de quatro toneladas de carnes serão servidas na Festa Catarinense da Suinocultura.

Às 14h haverá a abertura oficial do evento, com premiação dos concursos. Também serão homenageados dois suinocultores pioneiros, um bovinocultor e mais um produtor de ovinos, todos searaenses. O evento encerra com o show nacional da dupla Guilherme & Santiago, às 16h.


Atividade fundamental

O presidente da CCO afirma que a Faeps é sempre bastante prestigiada. “É o reconhecimento da sociedade searaense aos produtores, confraternizando com eles, vivendo um momento de congraçamento, quase que de agradecimento de uma dependência econômica saudável”. Acrescenta que “nossa atividade agropecuária é responsável por mais de 60% do movimento econômico de Seara e esse momento festivo é de encontro dessas produções. A Feira é um momento diferenciado, porque reúne o pessoal da produção, da indústria, do comércio e o consumidor”.

Fim de semana de exposição Anterior

Fim de semana de exposição

Seara na visão dos searaenses Próximo

Seara na visão dos searaenses

Deixe seu comentário

Geral